Idosos e pessoas com deficiência física vão poder estacionar gratuitamente em vagas do ESTAR

por Imprensa publicado 28/06/2023 17h55, última modificação 28/06/2023 17h58
Projeto de Lei Ordinária (L) 38/2023 altera a legislação que regulamenta as vagas reservadas de estacionamento, garantindo mais inclusão no trânsito. Texto foi aprovado em primeira votação

Projeto de Lei Ordinária (L) 38/2023, de autoria do vereador Elcio Melhem (Podemos) trará mais inclusão no transito.

A Sessão desta terça, 27/06, teve novamente a inclusão de pessoas com deficiência e idosos em foco. Isso se deve à primeira discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária (L) 38 de 2023, de autoria do vereador Elcio Melhem (Podemos). A proposta é realizar uma alteração no em um dos artigos da Lei 1333/2004, que regulamenta a reserva de vagas aos idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos públicos e privados.

O autor do projeto recordou o crescimento populacional que Guarapuava teve desde a regulamentação. Com esse contexto, ele lembra que as áreas destinadas ao estacionamentos rotativos, o ESTAR, aumentaram. Porém, as vagas reservadas não, o que acaba dificultando o cotidiano dessas pessoas.

Nesse sentido, a proposta atual é justamente para resolver essa situação. “Nosso projeto de lei vem dar direito ao idoso e a pessoa com deficiência a estacionar em local regulamentado, desde que tenha sua credencial. Nós estaremos, assim, facilitando a vida dessas pessoas”, explicou Elcio Melhem.

Respeito aos idosos e pessoas com deficiência

Agente do ESTAR no centro de Guarapuava.

Agente do ESTAR no centro de Guarapuava. Foto: Secom/Prefeitura.

Além disso, o vereador recordou que a Lei não exige que o idoso ou pessoa com deficiência física comprem o cartão de ESTAR. Nesse sentido, ele reforçou que é preciso que os agentes respeitem essas pessoas e não apliquem multas, já que isso iria contrariar a legislação.

O PL (L) 38/2023 foi aprovado por todos os vereadores presentes. O texto segue agora para a segunda votação.