Guarapuava poderá ter o Dia da Conscientização da Mielomeningocele

por Imprensa publicado 27/10/2021 18h24, última modificação 27/10/2021 18h24
Mielomeningocele é a mal formação congênita que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal do feto em formação. É uma doença sem cura, porém, pode ser prevenida

Os Vereadores de Guarapuava aprovaram nesta semana o Projeto de Lei número 60/2021, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia da Conscientização da Mielomeningocele, a ser lembrado anualmente no dia 25 de outubro. A medida tem como objetivo conscientizar a população sobre as causas, prevenção e tratamento da doença.

Mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é a mal formação congênita que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal do feto em formação. Como consequência, o bebê nasce com uma saliência nas costas, preenchida com os conteúdos da medula espinhal. Isso acarreta sérios distúrbios neurológicos, incluindo alguns sinais e sintomas, como fraqueza muscular nas pernas, perda de controle e demais problemas intestinais e da bexiga, insensibilidade parcial ou total, convulsões e problemas ortopédicos, e é uma doença que não tem cura.

Conforme defende na justificativa do projeto o autor, Vereador Wilson Anciuti, “a prevenção da doença através da divulgação de informações é de grande importância, uma vez que a maior parte do sistema neurológico do bebê tem sua formação fundamental nas primeiras 4 semanas de gestação, e nesta fase muitas mulheres ainda desconhecem a sua gestação. Por isso, ácido fólico, Vitamina B9 e outros suplementos devem ser ingeridos durante o planejamento da gravidez”, sempre através de acompanhamento médico.

“Além disso, essa proposição tem o nobre condão de reconhecer todos os esforços lançados pelos familiares e profissionais especializados no intuito de viabilizar o devido tratamento e atendimento aos portadores de mielomeningocele, cujo foco está centrado no oferecimento de uma melhor qualidade de vida, buscando-se, para isso, inseri-lo em diversas atividades multidisciplinares de medicina, fisioterapia, psicologia, entre outras, sem, contudo, descuidar-se em promover a sua digna inclusão social”, conclui.

O projeto segue para sanção do Prefeito para, então, passar a vigorar no município.