Greve do magistério: Comissão de Educação do Poder Legislativo realiza audiência pública

por Imprensa publicado 01/09/2023 15h30, última modificação 01/09/2023 15h31
Plenário do Poder Legislativo lotou para acompanhar as discussões sobre a greve dos professores da rede pública municipal que aconteceu no começo da semana

Com o objetivo de tratar as demandas da educação pública municipal e discutir a lei do piso salarial do Magistério, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte realizou uma audiência pública na noite de quinta-feira, 31/08. O encontro é um desdobramento da Greve do Magistério, como vem sendo chamada a movimentação dos professores e educadores da rede municipal de ensino deflagrada na sexta-feira, 25/08, e suspensa nesta segunda-feira, 28/08.

O evento contou com a presença de professores e educadores da rede pública, representantes dos pais de alunos e de sindicatos. Com a casa cheia, os participantes puderam expor suas questões relacionadas ao cotidiano do trabalho nas escolas e CMEIs de Guarapuava. Além disso, fizeram perguntas a vereadoras que fazem parte da comissão, bem como aos representantes do sindicato.

Comissão buscou dar voz aos professores

A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, Profª Bia (MDB), reforçou a responsabilidade e compromisso com o momento que o magistério municipal passa. “A educação é base para qualquer sociedade progressista. É a nossa obrigação assegurar que ela seja acessível, de qualidade e valorizada”, manifestou.

A vereadora também expressou o desejo de que a audiência encontre soluções que levem Guarapuava a prosperar, sustentada por uma educação bem cuidada e valorizada. “A valorização dos professores não é apenas um dever, mas é um investimento em um futuro melhor para nossa sociedade como um todo”, completou.

A relatora da comissão, Professora Terezinha (PT), reforçou que a educação de qualidade demanda ao poder público entender o que é ser professor e professora de fato. “É o momento de travarmos o diálogo, de buscarmos uma saída. Vamos analisar como está o dia a dia das escolas”, ponderou a vereadora. Além disso, ela destacou a participação da comunidade escolar na audiência, que foi realizada em um espaço simbólico, como o plenário da Câmara.

Cris Wainer (PT), disse que o intuito da audiência pública é dar voz às professoras e comunidade escolar. “É quem está diariamente no espaço educacional, que vive e realmente está a par de tudo o que acontece no espaço escolar. Esse é um momento de ouvir.”, comentou a vereadora, que também lembrou do trabalho in loco que a  Comissão de Educação, Cultura e Esporte vem realizando nos últimos meses, visitando escolas e CMEIs. “A educação de qualidade não pode ser só um discurso e uma frase bonita, ela precisa de fato acontecer”, completou.

Sociedade deve apoiar a causa

Representando os pais, mães e alunos, Daniel José Pidpala, refletiu sobre a necessidade da comunidade apoiar a luta dos professores. “A gente vê dia a dia, a luta desses professores, que não é fácil. Eu sei da luta de cada um de vocês aqui. O papel de cada pai é estar presente nesses ambientes, na audiência pública, para reivindicar esses interesses, porque afeta o nossa vida”

Também fizeram parte da mesa da audiência pública a professora Márcia Aparecida Neves, Secretária Estadual de Assuntos Municipais da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), e Joelson Moraes Ribas, presidente do Sisppmug (Sindicato dos Servidores Públicos e Profissionais de Guarapuava).

Encaminhamentos

Um relatório com as demandas apontadas pelos profissionais ouvidos na audiência deverá ser encaminhado ao Executivo.