Fracking é tema de Audiência Pública

por Imprensa publicado 11/12/2015 09h57, última modificação 19/05/2016 07h49
Fracking (fratura hidráulica) é uma prática utilizada para extração de petróleo e gás, e vem sendo acusada de degradar o meio ambiente

Nesta sexta-feira (11), às 19h, acontece na Câmara Municipal de Guarapuava, Audiência Pública sobre o Fracking - Extração do Gás do Xisto através do Fraturamento Hidráulico. O método vem causando polêmica por estar relacionado aos fenômenos de desgaste ambiental e contaminação de solo e água. A audiência conta com a presença de autoridades de regiões vizinhas que também serão prejudicadas, caso a modalidade seja iniciada no Centro-Sul do Paraná, como no caso do município de Cantagalo que poderá ter mais de 90% de seu solo contaminado.

O processo de fracking, da perfuração do poço ao transporte de resíduos, é proibido em diversos países. Em 2014 o governo federal iniciou uma tentativa de leiloar regiões brasileiras para testes, por esse tipo de extração, o que tem gerado mobilizações como em Toledo e Cascavel, e agora chega em nossa região.

A Comissão de Agricultura e Defesa do Meio Ambiente da Câmara começou a se movimentar a fim de reunir forças para proibir que esse controverso método venha prejudicar nosso solo, recursos hídricos, agricultura e a saúde do povo guarapuavano. Por isso, toda a comunidade está convidada a conhecer o assunto.

Estarão presentes na audiência Nicole Figueiredo de Oliveira, da 350.org Brasil,  que vai abordar o tema “A Realidade do Fracking nos EUA”, e Juliano Bueno de Araújo, da Coalizão Não Fracking Brasil (COESUS), enfatizando  “Fracking,os riscos à agricultura e a água”.

O evento é uma iniciativa do vereador Germano Toledo Alves (PR), presidente da Comissão de Agricultura e Defesa do Meio Ambiente, e também autor da Lei 2463/2015, que proíbe o uso desse método de extração no local.

Contatos para outras informações com o vereador Germano Toledo Alves. Telefone: 84331030, ou com seu gabinete pelo telefone 3630.3842.