Ex-vereadores comemoram aniversário da Câmara

por Imprensa publicado 10/04/2013 10h05, última modificação 19/05/2016 07h48
Nivaldo Kruger, que já atuou em diversas esferas do poder público, explanou sobre a história do Legislativo local. Data marca o dia do vereador de Guarapuava

Na última terça-feira (9), a Câmara Municipal de Guarapuava completou 160 anos. Para comemorar o fato, o ex-prefeito Nivaldo Kruger, que já ocupou inúmeros cargos nas esferas Municipal, Estadual e Federal (vereador, deputado estadual, deputado federal e senador) e é um profundo conhecedor da história local, explanou sobre a trajetória do Poder Legislativo Guarapuavano. Além dele, estiveram presentes os ex-vereadores: Cândido Pacheco Bastos (que também já fora prefeito), Airton Bonifácio, Eduardo Felinski, Etelvino Portolan, Joacir da Silva, João Francisco de Assis, Joarez Campos Ribas, Josi Losso Filho, Maria Magdalena Nerone, Mariano Rossa Rofeuski, Nei Gonçalves do Nascimento, Neuzi Rofeuski e Norton Pacheco Bastos; o secretário de Administração, Ivanês Joséfi; representantes da secretária de Educação, 16º Batalhão da Polícia Militar, Observatório Social e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Durante seu discurso, Kruger contextualizou a história dos primórdios do município. Em seguida, relembrou os períodos que caracterizaram o Poder Legislativo local. Por fim, destacou as virtudes desta terra. “Guarapuava possui marcantes características naturais e humanas. Nosso clima é o melhor do Brasil. Aqui o ar é puro, as chuvas não são passageiras, a terra é fértil. Os homens são fortes e generosos, as crianças sadias e as mulheres inteligentes e graciosas”, destacou Kruger.

O convite para a sua participação partiu do Requerimento nº. 146/2013, de autoria do presidente da Câmara, vereador Edony Antonio Kluber (PSD), e da vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), aprovado por unanimidade.

Dia do vereador de Guarapuava

Nesta data, não se comemora, apenas, o aniversário da Câmara, mas também o dia do vereador de Guarapuava. Há 33 anos, o então prefeito Cândido Pacheco Bastos sancionou a Lei nº 01/80, que instituiu este fato.