Engenharia Mecatrônica da UTFPR tem aula magna com presença do Poder Legislativo

por Imprensa publicado 14/09/2023 15h50, última modificação 14/09/2023 16h54
Vereadoras da Comissão de Educação, Cultura e Esporte acompanharam a solenidade que marca início do curso de Engenharia Mecatrônica em Guarapuava

Foto: Lumari Ramos/Assessoria Parlamentar

Guarapuava ganhou um reforço nos esforços para promoção da inovação e do ensino superior gratuito e de qualidade. Isso acontece por conta do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), que iniciou sua primeira turma neste semestre. Para marcar esse avanço, a instituição promoveu uma aula magna na noite de quarta-feira, 13/09.

O evento teve como atração a palestra de Luiz Márcio Spinosa, professor e diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária. Ele falou sobre Inteligência Artificial, além de promover reflexões, para os calouros, sobre vida acadêmica e o decorrer do curso.

Curso de Engenharia Mecatrônica é pioneiro na região

A cadeira de Engenharia Mecatrônica na UTFPR é uma novidade para Guarapuava e municípios de seu entorno. Além disso, essa é a primeira vez que o curso é ofertado pela instituição em um Campus fora de Curitiba.

De acordo com a Universidade, os alunos que completarem os 5 anos da graduação poderão agir no mercado de trabalho em diferentes segmentos que envolvem indústria e processos de produção, principalmente integrando tecnologias das áreas mecânica, eletrônica e de computação. Os futuros profissionais também terão condições de contribuir no desenvolvimento tecnológico de produtos.

Poder Legislativo participa da aula magna

Diversas autoridades prestigiaram aula magna do Curso de Engenharia Mecatrônica da UTFPR, entre elas a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Poder Legislativo, composta por Profª Bia (MDB), Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT), que também representou o presidente Pedro Moraes no evento.

A vereadora parabenizou os estudantes e buscou transmitir uma mensagem de incentivo a eles. Ela lembrou do importante papel que eles desempenharão para a sociedade durante e após sua jornada acadêmica.

Além disso, Cris Wainer reforçou o apoio do Poder Legislativo ao ensino e a inovação de Guarapuava. “Nós realmente acreditamos na educação e queremos que ela transforme, inove, edifique, modifique e construa espaços de conhecimento cada vez melhores para uma sociedade igualitária, que é o que nós defendemos”, afirmou.

Além das vereadoras, estiveram presentes no encontro:

• Marcelo Henrique Granza - Diretor-geral do Campus Guarapuava da UTFPR;
  • Jean-Marc Stéphane Lafay - Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR;
  • Luan José Franchini Ferreira - Diretor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR;
  • Vlademir Freire Junior -  Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica da UTFPR;
  • Cristina Silvestri - Deputada Estadual;
  • Odacir Antonelli - Empresário e representante do bairro planejado Cidade dos Lagos;
  • Paulo Alvim - CEO do Cilla Tech Park.