Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Encontro do Missão Paraná 3 acontece na Câmara de Guarapuava

Encontro do Missão Paraná 3 acontece na Câmara de Guarapuava

por Imprensa publicado 07/11/2025 16h20, última modificação 07/11/2025 16h20
Iniciativa da Secretaria Estadual de Segurança Pública promoveu diálogo entre lideranças locais, forças de segurança e representantes do poder público

A Câmara de Guarapuava recebeu, nesta sexta-feira (07/11), o encontro do programa Missão Paraná 3, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP) que tem como objetivo aproximar a gestão da segurança pública das demandas da população e das lideranças regionais.

De acordo com a SESP, o Missão Paraná 3 busca construir soluções conjuntas para o fortalecimento da segurança pública no estado, por meio do diálogo direto com a comunidade e gestores municipais, descentralizando as ações da Secretaria.


Diálogo e prestação de contas marcam o encontro


O evento reuniu lideranças regionais, representantes do Judiciário, o prefeito Denilson Baitala (PL), vereadores e vereadoras, além do presidente da Câmara, Pedro Moraes(MDB), e dos comandantes das forças de segurança do Estado.

Durante o encontro, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira, realizou uma prestação de contas das ações da pasta, apresentando índices de criminalidade, investimentos e metas para os próximos anos.

“É um momento ímpar, que a gente reuniu todo o alto comando da segurança pública para participar desse momento de reunião”, destacou o secretário. Coronel Hudson ressaltou os avanços nos investimentos da área. “Saiu de 2 bilhões em 2018 de orçamento, para 7,2 bilhões agora em 2026. Após o ato Câmara de Guarapuava, ocorreu uma solenidade para entrega de novas viaturas para o Corpo de Bombeiros.


Câmara reforça demandas locais por mais segurança


Após a apresentação, foi aberto um momento de diálogo com a Secretaria de Políticas Públicas, em que representantes de Guarapuava puderam apresentar demandas locais. Em nome do Legislativo municipal, o presidente Pedro Moraes destacou três pontos prioritários: a remoção da cadeia pública do centro da cidade, melhorias no IML de Guarapuava e ações de enfrentamento ao aumento de furtos e roubos no município.

“Quero reforçar que a Câmara de Guarapuava está aberta a colaborar com as soluções que a Secretaria de Segurança Pública possa apontar. Esses são problemas que afetam a segurança e a dignidade de toda nossa comunidade. E, sem dúvidas, podemos somar esforços para sua resolução”, afirmou o presidente.

Ofícios formalizando essas demandas foram entregues ao Coronel Hudson Teixeira. Também falaram aos presentes os comandantes das forças de segurança responsáveis por cada área, que apresentaram possíveis soluções para os temas levantados.


Representatividade e integração entre os poderes


O encontro contou com a presença das vereadoras Cris Wainer (PT), Rita Felchak (MDB), Professora Terezinha (PT) e Profª Bia (PV), e dos vereadores Leandro Dobrychtop (PP), Ike Silvestri (PP), Sérgio Kiçula (PSD), Cristóvão da Cruz (Novo), Nego Silvio (PL), Márcio Carneiro (Cidadania), Buiu Martins (MDB), Kenny do Cartório (MDB), Paulo Lima (PP), Danilo Dominico (PP) e Profº Saulo (Novo).

Também participaram o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), a juíza da 2ª Vara Criminal Paola Mancini, o promotor Mauro Dobrowolski e a promotora Dunia Rampazzo, representando o Ministério Público.

Representando as forças de seguranças do Estado, estiveram presentes o Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; o Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, respondendo pelo comando da corporação, Coronel Emmanuel Benghi; o Subcomandante da Polícia Militar do Paraná, respondendo pelo comando da corporação, Coronel Paulo Henrique Semmer; a Diretora-Geral da Polícia Penal do Paraná, Dra. Ananda Chalegre; o Diretor de Operações da Polícia Científica, Dr. Leonel Letnar.

error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão