Emenda garantirá praça multiuso no Xarquinho

por Imprensa publicado 13/12/2023 18h00, última modificação 13/12/2023 18h20
Poder Legislativo aprova mudança no Projeto de Lei Orçamentária Anual, alocando recursos para revitalização de praça no Xarquinho. Obra contará com biblioteca comunitária
Emenda garantirá praça multiuso no Xarquinho

Imagem do Projeto oferecido pelo curso de Engenharia Civil da Campo Real

Com a aprovação da Emenda Aditiva 60/2023 vinculado ao Projeto de Lei Ordinária (E) 98/2023, de autoria de todos os parlamentares, os moradores do Bairro Industrial, popularmente conhecido como Xarquinho, ficaram mais próximos de um sonho. A proposição aprovada é vinculada à Lei Orçamentária Anual e seu objetivo é destinar recursos para a revitalização de uma praça.

Ao todo serão R$ 1.500.000,00 para execução da obra. Essa revitalização, na verdade, é um objetivo que vem mobilizando a comunidade há algum tempo. Procurando auxílio no Poder Legislativo, os moradores trouxeram a demanda aos vereadores e vereadoras. Após algumas reuniões, uma parceria com o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Campo Real foi traçada. A partir disso, os acadêmicos e professores desenvolveram o projeto, de maneira gratuita, unindo aprendizagem com uma valiosa contribuição social.

Everaldo Moraes Fogaça, membro da Associação de Moradores do Xarquinho (Ambix) e morador de lá há 44 anos, diz que ter recebido o projeto é motivo de muita gratidão. “Esses meninos e meninas foram lá e abraçaram a gente, com muita ternura e respeito acima de tudo. Porque nós moramos na mesma cidade, só moramos em bairros diferentes.”

Projeto premiado pelo CREA-PR

Arquibancada.JPG

Vista da praça a partir da nova arquibancada. Imagem do projeto oferecido pelo curso de Engenharia Civil da Campo Real.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Engenharia da Campo Real, Barbara Pergher Dala Costa,  para que se chegasse ao modelo final da reforma, os alunos criaram suas sugestões e votaram pela melhor ideia. A partir disso, foram apresentados aos interessados e foram feitas, em conjunto, alterações. “Foi feito projeto elétrico, hidrosanitário, de prevenção de incêndio e estrutural. E a execução inicial vai utilizar um sistema diferente e inovador de construção”, explicou.

Responsável pela criação escolhida, Eduardo Neves Lefkum, aluno do 8º período de Engenharia Civil, avaliou como uma experiência interessante participar desse processo. “É algo que ajuda muito, porque você está na faculdade aprendendo algo e você precisa executar isso. E nesse projeto a gente procurou executar tudo que aprendemos. E poder ajudar uma comunidade, um bairro como é o caso,  ajuda muito em conseguir experiência”, refletiu.

O projeto para revitalização da Praça e para a biblioteca comunitária do Xarquinho será executado no terreno onde está localizada a quadra de grama sintética. O ambiente contará com arquibancada para competições, quadra de basquete 3x3, quadra de areia, parque infantil, pista de skate, jardim comunitário, teatro com cobertura removível e o prédio para biblioteca. A professora Barbara também destacou que a proposta foi escolhido como melhor projeto de extensão de engenharia pelo CREA-PR

Confira mais imagens do projeto clicando aqui.

Entenda como funciona a Emenda

Vinculada ao Projeto da LOA, a Emenda Aditiva 60/2023 promove uma realocação de recursos dentro do Orçamento Público. Por exemplo, para adicionar a verba que será utilizada na obra do Xarquinho, o texto aumenta a dotação da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. Para isso, é indispensável a indicação, no orçamento, da origem do recurso para a obra. Neste caso, foi reduzida das despesas previstas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realocando um montante que seria usado para a compra de passagens aéreas, considerada de natureza dispensável e não prioritária pelo Poder Legislativo.

Na prática, essa é uma das formas pela qual o Poder Legislativo pode influenciar e modificar o orçamento. Para tanto, é necessário que a Emenda siga todo o processo de tramitação, seja avaliada pelas comissões e apreciada em Plenário.

A proposição foi aprovada por unanimidade e sua sugestão contou com a assinatura de todos os vereadores e vereadoras.

Para o Presidente Pedro Moraes, isso permitirá uma priorização melhor do uso dos recursos. “Todos os vereadores estão de parabéns pela escolha. Estamos criando oportunidades para os moradores do Xarquinho terem acesso a uma mudança que vai impactar toda comunidade. A obra representa um apoio ao esporte, ao lazer, à cultura e sobretudo a promoção do conhecimento”, comentou.