Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Em sessão especial do Setembro Amarelo, Legislativo pede criação do Conselho Municipal de Saúde Mental

Em sessão especial do Setembro Amarelo, Legislativo pede criação do Conselho Municipal de Saúde Mental

por Cristina — publicado 22/09/2021 14h30, última modificação 06/10/2024 18h10
Assinaram como autores do Requerimento todos os Vereadores e representantes das entidades envolvidas na campanha

A sessão da Câmara de Guarapuava desta terça-feira, 21 de setembro, tratou de um tema especial e muito importante de saúde pública: o setembro amarelo e a prevenção ao suicídio. Atendendo a um convite dos Vereadores, estiveram presentes para falar sobre a campanha no município representantes do comitê e das entidades parceiras.

Fizeram explanações os psicólogos Fernando Guiné e Jaqueline Puquevis de Souza, o médico psiquiatra José Cleber Ferreira, a Diretora do Departamento de Cultura, Rita Felchak, o criador do Guarapuava Salvando Vidas, voluntário Arthur Mondin, e a Comunicadora Mônica Cordova, que através da rádio T e da Associação Paranaense de Psiquiatria tem coordenado a iniciativa.

O Presidente, Vereador João Napoleão, destacou que é uma grande honra para a Câmara sediar tão importante debate e ter os Vereadores envolvidos nesta causa nobre. “Sinto-me honrado por estar como Presidente e ter a oportunidade de viabilizar e apoiar estas discussões e ações, pois assim a Câmara se mostra atuante e dá a sua contribuição em prol do desenvolvimento e do bem comum”, destacou.

João Napoleão e o Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Pedro Moraes, entregaram em nome do Poder Legislativo uma Moção de Aplausos e Congratulações ao comitê, em reconhecimento às ações promovidas em favor da vida.

Conselho de Saúde Mental

Outro ponto alto da sessão foi a apresentação, por parte do Vereador Pedro Moraes, do Requerimento 144/2021, que solicita ao Prefeito a criação do Conselho Municipal de Saúde Mental.

“O Conselho deverá formular as estratégias e controle de execução de Saúde Mental no município, em conformidade com as legislações, e promoverá, como órgão colegiado e deliberativo, discussões estimulando a participação comunitária, visando prioritariamente a melhoria de Saúde Mental no município de Guarapuava”, afirma a justificativa da proposição.

Para Pedro Moraes, o Conselho seria um grande marco. “Queremos que este comitê ajude na criação do Conselho e então, a partir daqui, teremos finalmente uma diretriz para a saúde mental no nosso município e poderemos participar, como cidadãos, ativamente desta política pública que começa hoje para valer em nosso município”, disse.

Assinaram como autores do Requerimento todos os Vereadores e representantes das entidades envolvidas na campanha Setembro Amarelo. A proposição deverá ser votada na sessão da próxima segunda-feira, 27 de setembro.

Parceiro

O Legislativo Municipal é parceiro, desde o início do mês, do comitê da campanha “Setembro Amarelo: a informação salva vidas”, que vem desenvolvendo diversas ações no município no sentido de informar e conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais de ansiedade, depressão e, sobretudo, a preservação da vida. É um dos órgãos que iluminou a sua fachada com a cor amarela e adesivou “Setembro Amarelo” no seu prédio para chamar atenção para o tema.

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Este link só está disponível dentro da rede interna da Câmara.