Em sessão especial do Setembro Amarelo, Legislativo pede criação do Conselho Municipal de Saúde Mental

por Imprensa publicado 22/09/2021 14h30, última modificação 22/09/2021 14h29

A sessão da Câmara de Guarapuava desta terça-feira, 21 de setembro, tratou de um tema especial e muito importante de saúde pública: o setembro amarelo e a prevenção ao suicídio. Atendendo a um convite dos Vereadores, estiveram presentes para falar sobre a campanha no município representantes do comitê e das entidades parceiras.

Fizeram explanações os psicólogos Fernando Guiné e Jaqueline Puquevis de Souza, o médico psiquiatra José Cleber Ferreira, a Diretora do Departamento de Cultura, Rita Felchak, o criador do Guarapuava Salvando Vidas, voluntário Arthur Mondin, e a Comunicadora Mônica Cordova, que através da rádio T e da Associação Paranaense de Psiquiatria tem coordenado a iniciativa.

O Presidente, Vereador João Napoleão, destacou que é uma grande honra para a Câmara sediar tão importante debate e ter os Vereadores envolvidos nesta causa nobre. “Sinto-me honrado por estar como Presidente e ter a oportunidade de viabilizar e apoiar estas discussões e ações, pois assim a Câmara se mostra atuante e dá a sua contribuição em prol do desenvolvimento e do bem comum”, destacou.

João Napoleão e o Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Pedro Moraes, entregaram em nome do Poder Legislativo uma Moção de Aplausos e Congratulações ao comitê, em reconhecimento às ações promovidas em favor da vida.

Conselho de Saúde Mental

Outro ponto alto da sessão foi a apresentação, por parte do Vereador Pedro Moraes, do Requerimento 144/2021, que solicita ao Prefeito a criação do Conselho Municipal de Saúde Mental.

“O Conselho deverá formular as estratégias e controle de execução de Saúde Mental no município, em conformidade com as legislações, e promoverá, como órgão colegiado e deliberativo, discussões estimulando a participação comunitária, visando prioritariamente a melhoria de Saúde Mental no município de Guarapuava”, afirma a justificativa da proposição.

Para Pedro Moraes, o Conselho seria um grande marco. “Queremos que este comitê ajude na criação do Conselho e então, a partir daqui, teremos finalmente uma diretriz para a saúde mental no nosso município e poderemos participar, como cidadãos, ativamente desta política pública que começa hoje para valer em nosso município”, disse.

Assinaram como autores do Requerimento todos os Vereadores e representantes das entidades envolvidas na campanha Setembro Amarelo. A proposição deverá ser votada na sessão da próxima segunda-feira, 27 de setembro.

Parceiro

O Legislativo Municipal é parceiro, desde o início do mês, do comitê da campanha “Setembro Amarelo: a informação salva vidas”, que vem desenvolvendo diversas ações no município no sentido de informar e conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais de ansiedade, depressão e, sobretudo, a preservação da vida. É um dos órgãos que iluminou a sua fachada com a cor amarela e adesivou “Setembro Amarelo” no seu prédio para chamar atenção para o tema.