Em noite memorável, sessão solene celebra os 170 anos da Câmara Municipal

por Imprensa publicado 07/12/2023 19h53, última modificação 07/12/2023 19h53
Instituição pública mais antiga de Guarapuava, teve marca histórica celebrada em noite de homenagens. Evento também contou com a comemoração dos 204 anos do município

Meses depois de se tornar vila, a primeira instituição pública de Guarapuava era constituída. A Câmara Municipal iniciou, em 1853, uma trajetória de 170 anos moldando e transformando a cidade. Para celebrar esse momento, o Poder Legislativo de Guarapuava realizou nesta quarta-feira, 06/12, uma sessão solene marcada por emoção e reconhecimento a grandes personalidades de nosso município.

O evento, acima de tudo, reforçou o papel de pioneirismo que a Câmara Municipal teve desde sua fundação. Como lembra o Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, a história da instituição está interligada com a da cidade e do Estado. “Boa parte do Paraná também tem sua relação com essa Casa de Leis. Muitos municípios que existem hoje, eram distritos de Guarapuava. As decisões que impactaram seu desenvolvimento foram tomadas aqui”, explicou.

A noite também marcou as comemorações do aniversário de Guarapuava, no próximo dia 09/12 completará 204 anos. Por isso, a Corporação Musical de Guarapuava, acompanhada pelo Coral Municipal, executaram o hino e a música de Parabéns. Durante apresentação, 25 alunos da Escola Municipal Professor Chester Kochanski distribuíram flores a quem estava presente.

A sessão solene contou com a presença de atuais e ex-vereadores, além de uma longa lista de autoridades locais, incluindo os ex-prefeitos Candido Bastos e Cesar Silvestri Filho, os Deputados Estaduais Fábio Oliveira e Cristina Silvestri, e o Prefeito Celso Góes.

Elcio Melhem, vereador há 10 mandatos, saudou os seus colegas de agora e do passado. Em seu discurso, fez um resgate da história do Poder Legislativo de Guarapuava e de momentos importantes para a história da cidade. “Eu quero fazer um pequeno relato dos meus 40 anos desta casa. Quero que as senhoras e os senhores saibam, que da ação destes vereadores aconteceram inúmeras realizações”, comentou, citando lutas de longa data do Poder Legislativo, como o trevo da BR-277 e Hospital Regional.

Homenagens

Em seus 170 anos, o Poder Legislativo sempre reconheceu as benfeitorias de seus cidadãos. Nesse sentido, a solenidade também contou com homenagens a guarapuavanos, sejam eles originários daqui, ou de outras cidades.

O primeiro reconhecimento foi a entrega do título de cidadão honorário ao Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, concedido pela Lei 3364/2022, de autoria do ex-vereador João Carlos Gonçalves (in memorian).

Com sentimento de gratidão pela homenagem, Dom Amilton falou sobre sua emoção com Guarapuava, e deixou uma mensagem de congratulações ao Poder Legislativo. “É um dia para render graças a Deus, por tantos homens e mulheres que ao longo destes 170 anos buscaram traçar um caminho de honradez e justiça nas decisões desta Casa de Leis. Um dia de gratidão por todos que escolheram abraçar a política em prol do  bem comum dos munícipes, sobretudo dos mais pobres”, discursou o Bispo.

Primeira guarapuavana a ser eleita deputada

Quem também recebeu um título honorífico foi a Deputada Estadual Cristina Silvestri. A Honraria de cidadã benemérita foi concedida pela Lei 3589/2023, proposta pelo Presidente Pedro Moraes e pela vereadora Bruna Spitzner.

Ao agradecer a honraria, Cristina mencionou as mulheres que a antecederam em postos de liderança e disse trabalhar para ser uma voz para elas, bem como para aqueles que precisam do Poder Público.

A deputada também deixou uma mensagem especial à cidade, prestes a fazer mais um aniversário. “Quero agradecer a Guarapuava, essa terra que me deu oportunidade de mostrar o meu trabalho, de poder contribuir com o seu desenvolvimento. Essa terra amada e que eu tenho muito orgulho de falar. A todos os guarapuavanos, muito obrigado”, comentou.

Comenda Manoel Marcondes de Sá

A surpresa da noite ficou pela entrega da Comenda Manoel Marcondes de Sá. Instituída pela Resolução 5/2023, a homenagem foi pensada para ser única, sendo entregue somente na Sessão Solene de 170 anos. O objetivo foi premiar um membro da sociedade guarapuavana que tenha prestado serviços relevantes ao Município ou nele tenha se destacado pelos seus feitos ou pela atuação exemplar na vida pública.

O escolhido para receber a comenda foi o Senhor Odacir Antonelli, empresário local reconhecido por sua visão inovadora. Ele é um dos idealizadores do bairro planejado Cidade dos Lagos e ocupa o posto de Presidente do Conselho Gestor do Câncer Center - São Vicente.

O homenageado destacou a atuação do Poder Legislativo, e reforçou os bons trabalhos na gestão da Casa de Leis. Ele ainda aproveitou o espaço para dedicar a comenda aos funcionários do Hospital São Vicente. “Quero falar sobre o Hospital do Câncer. É o melhor e mais equipado, com os melhores aparelhos e melhores recursos humanos. E o protagonismo desse hospital está aqui, nasceu nesta Câmara”, citou Odacir, ao lembrar das doações feitas que iniciaram a obra.

De acordo com o Presidente Pedro Moraes, a escolha representa um reconhecimento do que ele fez como cidadão. “Um homem que escolheu se tornar guarapuavano, que durante sua trajetória levou o nome de Guarapuava adiante, e vem ajudando a concretizar o nosso futuro”, destacou.