Elcio Melhem fala sobre seus 40 anos como vereador

por Imprensa publicado 09/11/2023 19h05, última modificação 09/11/2023 19h11
Com o maior número de mandatos em Guarapuava, Elcio Melhem (Podemos) comenta sobre o passado e diz ter energia para realizar ainda mais na política

A longa carreira política de Elcio Melhem o torna quase um sinônimo de vereador em Guarapuava. Afinal, são 10 mandatos, o segundo vereador há mais tempo em atividade no Brasil, sem contar um envolvimento com o cenário político que remonta desde a sua juventude.

Assim, ele compartilha sua visão sobre a atual legislatura e o cenário político em sua cidade, Guarapuava.  Ele enfatiza a necessidade de a legislatura atual abordar as expectativas da população. “Evidentemente que não há uma uniformização nos posicionamentos na Câmara, apesar de, evidentemente, a gente viver num país democrático, mas, às vezes, as matérias oriundas do Executivo, ela não tem aquele apoiamento total da base”, reflete.

Quatro décadas legislando

Com sua extensa experiência no Poder Legislativo Municipal, Elcio Melhem também destaca a importância da divulgação das leis e projetos para que a população tenha conhecimento sobre eles. No mesmo sentido, ele expressou preocupação com a falta de fiscalização na execução das leis, enfatizando que projetos aprovados não são devidamente aplicados ou monitorados. Um problema, que segundo ele, foi comum de acontecer durante toda sua trajetória.

Das quatro décadas de atuação como vereador, o saldo de projetos aprovados não é baixo. “Aí eu vou ter de buscar as minhas leis desde 1983 que eu estou na Câmara”, brinca, ao ser questionado quais iniciativas gostaria de destacar.  “Por exemplo, a primeira lei que tratou do passe gratuito ao idoso é de minha autoria de 1983 ou 1984, quando ainda nem se pensava no estatuto do idoso”, complementa.

Uma legislação que se orgulha de ter sugerido e aprovado é a regulamentação do atendimento em filas bancárias. “Foi com muita briga, mas com muita luta. E o Procon encampou essa luta quando o chefe era o Dr. Alfeu Kramer, porque até ali era uma luta desigual. Não havia por parte do executivo da época qualquer interesse em cumprir essa lei. De lá pra então está sendo cumprida e o Procon está fiscalizando”, recorda.

Além disso, uma das Leis mais recentes oriundas do mandato de Elcio Melhem é a liberação de vagas do estacionamento rotativo para idosos e pessoas com deficiência devidamente credenciadas.

Orgulho da trajetória

Um fato de destaque de sua carreira política é ser o único legislador remanescente da elaboração da Lei Orgânica de Guarapuava, que ocorreu em 1989. Esse, é mais um fruto da longevidade da carreira como vereador.

Nesse sentido, Elcio Melhem acredita que sua presença há tanto tempo na vida pública da cidade está no fato de corresponder às expectativas dos eleitores.  “Tudo isso aí se dá quando você procura corresponder àquele que votou em você, ou mesmo aquele que não votou em você. Porque sempre parto do seguinte princípio: o amigo você conserva e o adversário você conquista”, comenta.

Cheio de orgulho pelo crédito que recebe da população de sua cidade, ele não esconde seu desejo de continuar na política. Seu projeto futuro é se candidatar a vereador novamente. “Aqui na Câmara, depende do momento e situação. O projeto que venha em favor da população vou defender. Mas o meu projeto maior é sair mais uma vez candidato a vereador. Eu tenho pique para muito mais. Para muito mais, graças a Deus”, completa.

registrado em: