Educação e inclusão continuam em foco no Poder Legislativo

por Imprensa publicado 19/09/2023 19h50, última modificação 19/09/2023 19h49
Reconhecimento ao curso de Pedagogia Indígena da Unicentro e Projeto de Lei sobre superdotação e altas habilidades trazem assuntos à tona durante sessão
Educação e inclusão continuam em foco no Poder Legislativo

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

A valorização da educação e a inclusão definiram a Sessão Plenária do Poder Legislativo nesta terça-feira, 19/09. Os trabalhos foram abertos com a entrega de uma Moção de Aplausos e congratulações ao curso de Pedagogia Indígena da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro).

Essa é uma forma de homenagear e celebrar a formatura da primeira turma da Graduação, que conta com estudantes das etnias Kaingang, Guarani e Xetá, acontecida em novembro de 2022. Um marco histórico e uma conquista dos Povos Indígenas, o curso iniciou suas atividades em 2019.

A coordenadora do Curso de Pedagogia Indígena, Mariulce da Silva Lima Leineker agradeceu o reconhecimento ao Poder Legislativo. Ela recordou que a iniciativa partiu de uma articulação entre a comunidade e a universidade.”Nós estamos aqui hoje continuando esse projeto tão maravilhoso, desenvolvido pela Unicentro. Nós recebemos alunos de vários lugares do Paraná e eles veem no curso uma oportunidade para que voltem para suas aldeias e trabalhem lá”, discorreu a professora.

Dia histórico

Angelo Rufino, Cacique Geral das etnias Kaingang e Guarani Rio das Cobras, que sedia o Pedagogia Indígena da Unicentro, reforçou que esse é um momento histórico, não só para os povos indígenas, mas para todo o Estado do Paraná. “Eu fico feliz de estar acompanhando todo esse trabalho. Sofremos, passamos dificuldades, choramos juntos, mas hoje chegamos nesse ponto. Temos indígenas formados como pedagogos, professores. É um sonho realizado”, compartilhou.

A entrega da moção contou também com a presença do Professor Fábio Hernandes, Reitor da Unicentro. Ele comentou sobre a primeira defesa de mestrado na aldeia do Rio das Cobras.  Além disso, também exaltou os resultados que todos os estudantes vêm obtendo, o que coloca a universidade como a 9 melhores instituição estadual no ranking do Ministério da Educação. “Essa é a nossa Unicentro da nossa Guarapuava, da nossa região e que é tão bem recebida por essa casa. Então em nome de toda a comunidade Unicentro, gratidão. Obrigado por reconhecer nossa universidade”, agradeceu.

Concedida pelo Requerimento 07/2023, aprovado por todos os vereadores, a proposição foi da Professora Terezinha (PT).  “Foi com muita alegria que propusemos essa homenagem. Eu fiquei mesmo emocionada quando soube que a primeira turma de Pedagogia Indígena estava se formando”, comentou.

A vereadora também destacou o fato do curso ser construído em conjunto entre a universidade e a aldeia, sendo realizado diretamente na comunidade de Rio das Cobras.

Agosto Laranja

Ainda no tema da inclusão, uma importante iniciativa foi aprovada. É o Projeto de Lei 65/2023, que institui o “Agosto Laranja” como mês de informação e conscientização sobre Altas Habilidades e Superdotação. De autoria da Profª Bia (MDB), o objetivo da proposta é que as crianças e adolescentes sejam atendidos em toda a plenitude dos seus direitos básicos durante o processo de formação escolar.

Nesse sentido, o Agosto Laranja visa a estimular o debate para a construção de um sistema educacional que une o ensino regular e a educação especial. Essa é uma forma de tornar o ambiente escolar como espaço de plena inclusão. Com isso, também são garantidos o desenvolvimento acadêmico, cultural, intelectual e social.