Edony Klüber presta contas dos trabalhos realizados frente à presidência da Câmara

por Imprensa publicado 18/12/2014 15h21, última modificação 19/05/2016 07h47
Vereador ocupou o cargo de chefe do Poder Legislativo no biênio 2013/14

Na sessão ordinária da última terça-feira (16), que definiu a eleição de João Napoleão (PROS) como novo presidente da Câmara, o vereador Edony Klüber (PSD), que ocupa o cargo de chefe do Poder Legislativo até o final do ano, se utilizou da tribuna para prestar contas frente aos trabalhos administrativos realizados.

“Todos sabem dos problemas que ocorreram na legislatura passada, por conta de escândalos de corrupção. A nossa administração esteve muito empenhada em resgatar a credibilidade do Poder Legislativo, pois procuramos realizar uma gestão transparente e estratégica. Acredito que após estes dois anos, nós, vereadores, conseguimos avançar neste objetivo”, destacou Klüber. “Promovemos controle de gastos, com uma boa gestão nas compras, bem como manutenções; realizamos todas as licitações na modalidade pregão presencial e pagamento das contas em dia. Trabalho focado em seriedade e economia, para que utilizássemos, da melhor forma possível, os recursos públicos”, reforçou.

Economia de R$ 600 mil

Um dos fatos lembrados por Klüber foi a economia de R$ 600 mil, em 2013, contemplando cinco entidades do município. Na ocasião, a Câmara repassou os valores ao Executivo, como determina a Constituição, mas solicitou a destinação para Instituições. “O prefeito Cesar Filho, sensível a causa, acatou o nosso pedido e conseguimos encaminhar R$ 300 mil ao Hospital São Vicente, que aplicou na compra de novos equipamentos para a lavanderia. A Apae, com R$ 250 mil, iniciou a construção de um centro de Equoterapia, a Apadevi utilizará os R$ 25 mil na compra e instalação de um elevador, a ADFG investirá os R$ 20,5 mil para ampliação da cozinha e o IASEF destinará os R$ 4,4 mil para a compra de colchões e utensílios domésticos”, relembrou.

Ainda segundo o edil, o Poder Legislativo repassou, neste ano, outros R$ 200 mil para o Plano de Recuperação de Danos, que visou à reestruturação de Guarapuava após o período das enchentes. “Vale lembrar que a nossa despesa aumentou nesta legislatura. Até dezembro de 2012, os subsídios eram pagos a 13 vereadores, 29 servidores em cargos de comissão e 37 servidores efetivos. Atualmente, faz parte de nossa folha um total de 21 vereadores, 48 servidores em cargos de comissão e 38 servidores efetivos, com expressiva elevação no gasto com pessoal e encargos”.

Outras ações

Durante o biênio 2013/14 outras ações aconteceram. Diminuição dos valores das diárias, aquisição de equipamentos para a TV Câmara (visto que antigamente eram alugados, portanto irá gerar economia em médio prazo); softwares para os processos legislativos, plataforma digital utilizada em várias Câmaras, bem como de controle de tempo da fase oral das sessões.

O Poder Legislativo também passou a disponibilizar todas as matérias, como Projetos, Requerimentos e Indicações, na Internet, e transmitir todas as ações plenárias, neste ambiente digital; realizou a necessária modernização do espaço físico da Câmara, como a reforma dos gabinetes, aquisição de novos móveis e equipamentos de informática; compra de um novo veículo e iniciou o processo de digitalização das leis existentes no município, as ofertando em site.

Além disso, desde o início do ano passado qualquer cidadão pode acompanhar toda a quantia referente a gastos com compras, serviços, dados detalhados de servidores e suas remunerações, entre outros, no Portal da Transparência.

Votação Aberta

A eleição para a presidência da Câmara, deste ano, contou com um fato histórico. Foi a primeira vez que o pleito se definiu em votação aberta, possibilitando que a população tivesse conhecimento sobre como cada vereador confirmou seu apoio.

“Realizamos um processo livre e democrático, demonstrando a maturidade desta casa e o comprometimento de todos os legisladores com este novo momento politico que vivemos em nossa cidade”, argumentou Klüber, lembrando que as proposições para a consolidação do voto aberto foram assinadas por ele, Neto Rauen (PPS), Elias Rodovanki (SD) e Milton Roseira JR (PSDB). “Parabenizo o novo presidente João Napoleão e a nova mesa executiva, desejando sucesso e que possam realizar muito mais do que alcançamos”, reforçou.

Por fim, ele destacou que, mesmo sob a tarefa de administrar a Casa de Leis, conseguiu emplacar um significativo número de matérias. “Tive a satisfação de protocolar 40 Projetos, 36 Requerimentos e 73 Indicações Legislativas, sendo a maioria resultado de discussões com segmentos da sociedade, parceiros e população”.

“Sinto-me honrado por ter sido o presidente desta Casa, ter dado a minha modesta contribuição para o bom e harmonioso funcionamento deste poder. Ao encerrar este mandato me sinto com a consciência tranquila de ter feito o que era possível, portanto me retiro com sentimento do dever cumprido. Também agradeço todos os vereadores e funcionários, que colaboraram com este processo”, finalizou.

Os novos representantes da mesa serão empossados no dia 02 de janeiro, no gabinete da presidência.