Ecossistema de Inovação de Guarapuava é tema de reunião no Poder Legislativo

por Imprensa publicado 09/05/2023 18h54, última modificação 09/05/2023 18h54
Representantes das entidades membro realizaram uma apresentação do projeto de Estruturação, Organização e Desenvolvimento das atividades

Guarapuava segue em busca de fortalecer seu ambiente de inovação e tecnologia. Por isso, importantes atores desse aspecto se reuniram na Sala de Reuniões da Câmara dos Vereadores para tratar do tema, nesta terça-feira, 09/05.

O encontro contou com representantes do Fórum de Ciência e Tecnologia de Guarapuava (CT&I), do Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) da Associação Comercial de Guarapuava (Acig), do Cilla Tech Park (CTP), do Celeiro de Inovação, do Sebrae, da Unicentro, da Uniguairacá, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que compõem o que se chama Ecossistema de Inovação de Guarapuava, um ambiente que proporciona o desenvolvimento tecnológico e criação de novos negócios que promo o desenvolvimento social e econômico.

Conferência Guarapuava 2035

Na reunião houve apresentação sobre o que foi levantado na Conferência Guarapuava 2035, que gerou 62 objetivos para cidade e agora irão virar metas, de acordo com o presidente do Fórum CT&I e Secretário de Desenvolvimento, Sávio Denardi. “Se a gente chegou até esse nível, que não foi fácil de fazer, com a conferência tendo mais 4 mil guarapuavanos impactados, é um grande orgulho”.

Ainda na oportunidade, foi entregue ao Poder Legislativo um relatório sobre a Conferência Guarapuava 2035, disponível também em formato e-book (clique aqui para acessar).

Na reunião também foi apresentado um resumo das visitas técnicas já realizadas pelos membros do Ecossistema de Inovação de Guarapuava. Além disso, durante a apresentação foram discutidos os objetivos que a estruturação desse ambiente pode trazer, como o aumento da renda na cidade e a geração de empregos, principalmente nas diversas áreas da tecnologia.

Números de Startups cresce em Guarapuava

Entre os resultados que já estão sendo observados está o aumento no número de novos negócios que buscam crescer em nosso município. Desde o começo da atuação do Fórum CT&I, bem como do CTP, o número de startups mapeadas pelo Sebrae subiu de 19 para 70 startups na cidade.

Responsável por fazer a ponte com os atores do ecossistema de inovação, a Bruna Spitzner (Podemos) destacou as potencialidades de desenvolver uma economia baseada em conhecimento, além de reter talentos desenvolvidos na cidade. “A gente não pode mais exportar o capital humano que temos aqui. Antes nós formávamos as pessoas e elas saiam da cidade. E agora com o ecossistema de inovação as pessoas estão ficando”, comentou a vereadora.