Direitos das pessoas LGBTQIA+ são defendidos no Poder Legislativo de Guarapuava

por Imprensa publicado 27/06/2023 20h11, última modificação 27/06/2023 20h11
Bruna Spitzner (Podemos) traz dados sobre a violência contra essa comunidade e vereadores se somam à luta. Secretária é convocada para esclarecimentos

A invisibilização da comunidade LGBTQIA+, os índices altos de morte de pessoas trans e travestis, e a baixa estimativa de vida de quem faz parte dessa minoria. Essas foram algumas das informações que Bruna Spitzner (Podemos) trouxe à tribuna do Poder Legislativo, nesta terça-feira, 27/06, para chamar atenção para a violência e invisibilização que cidadãos com essa identificação sofrem.

A fala da vereadora acontece na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado anualmente no dia 28/06. “Esses dados chocam, ou deveriam chocar todo mundo. A gente precisa falar disso para que não se acostume mais com a violência, assim como não deve se acostumar com racismo, com a violência contra mulher, contra o abuso sexual, comentou.

A vereadora ainda recordou da dificuldade ao acesso de direitos civis básicos, como o casamento. Para ela, são liberdades cerceadas por mero preconceito. “E aqui falamos de evasão escolar, com o bullying que as crianças sofrem; de saúde pública, com o acesso aos serviços básico de saúde e saúde mental nos municípios; de mercado de trabalho, que muitas vezes coloca a posição sexual de uma pessoa acima de suas qualificações”, denunciou.

Bruna Spitzner enalteceu o trabalho que os movimentos sociais vêm desenvolvendo. Segundo ela, eles têm feito a diferença para o surgimento de políticas públicas com sensibilidade e vontade de ação. Ela recorda que isso faz com que as pessoas LGBTQIA+ sejam tratadas como cidadãs, como qualquer outro. “Esses direitos foram conquistados através de muita luta e muito orgulho. Por isso, dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”.

O presidente do Poder Legislativo prestou seu apoio à vereadora Bruna Spitzner e as pautas das pessoas LGBTQIA+ . Ele garantiu que o Poder Legislativo irá proceder para combater todos os tipos de assédio e violência. “Essa casa é a casa do povo de Guarapuava. Nosso papel nessa presidência é garantir os locais de fala. Vamos garantir o direito de de liberdade de cada um e de cada uma”,

Vereadores se somam à luta das pessoas LGBTQIA+

Vereados se somam a luta da comunidade LGBTQIA+

Vereados declaram apoio a luta da comunidade LGBTQIA+.

Cris Wainer (PT) comentou que as políticas públicas em favor das minorias deveriam acontecer naturalmente. Porém, como isso não ocorre na prática, é dever da Casa de Leis pautar projetos dessa natureza. “Essa é uma política pública que deve acontecer naturalmente em nosso município. “Nosso papel aqui é representar aqueles que muitas vezes são cerceados. A comunidade LGBTQIA+ é uma delas”, ponderou.

Profª Bia (MDB) recordou que falar sobre a invisibilização LGBTQIA+ no Poder Legislativo é muito oportuno. “Nós temos que representar todos e todas. Nós estamos aqui para representar toda a população. Não é porque eu não sou, que não respeitar aquele que está ali”, refletiu.

Elcio Melhem (Podemos) disse que gostaria de deixar registrado seu apoio ao tema. “A comunidade LGBTQIA+ terá sempre nosso respeito. E naquilo que for preciso e necessário, nós estaremos sempre na defesa dos interesses da comunidade”, concluiu

Professora Terezinha (PT) se solidarizou com a colega, Bruna Spitzner. Ela lembrou o papel que o conhecimento possui na promoção da igualdade entre as pessoas. “Respeito e defendo o direito da comunidade LGBTQIA+. São cidadãos e cidadãs comuns. Filhos de Deus, para quem tem religião, assim como todos os humanos. Portanto merecem ser respeitados em seus direitos e viver sem violência”, refletiu.

Secretária é convocada para prestar esclarecimentos

Durante a sessão de segunda-feira, 26/07, Bruna Spitzner comentou que não tem recebido respostas da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann. A vereadora tem buscado conversar com a líder da pasta sobre possíveis políticas públicas voltadas a pessoas LGBTQIA+, além de perguntar sobre um mutirão de emprego para essa minoria, uma ação que aconteceu em diversos municípios, mas não em Guarapuava.

Com o fato exposto, o Presidente Pedro Moraes afirmou que se a secretária não respondesse a vereadora até o início da sessão desta terça,  27/07, seria colocado para votação um requerimento convocando-a oficialmente a prestar esclarecimentos. Como não houve resposta, o requerimento 156/2023 foi votado e aprovado por unanimidade.

Dessa forma, Janaína Naumann está convocada a comparecer à Casa de Leis em data ainda a ser definida pela Mesa Executiva. O Presidente do Poder Legislativo lembrou que esse fato é uma novidade. “Há mais de 10 anos que um secretário não é convocado a comparecer à Câmara. Ela inaugura um novo sistema que temos aqui nessa casa. Ela está convocada por não respeitar os vereadores e vereadoras”, reforçou Pedro Moraes.