Desfile de 7 de Setembro empolga público e reúne forças de segurança, escolas e entidades em Guarapuava
Uma experiência inesquecível. É assim que a pequena Ana Clara, que sonha em ser policial, descreveu a emoção de participar do Desfile Cívico de 7 de Setembro. Ela esteve junto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), ao lado de várias outras crianças e adolescentes. “E eu acho que você, pai e mãe, deveria inscrever seu filho para desfilar no próximo ano, porque é algo interessante. Além de representar a Independência do Brasil, que foi um marco muito grande da nossa história”, destacou a estudante.
A PMPR foi apenas uma das forças de segurança que integraram o evento. O desfile reuniu também o Exército, o Corpo de Bombeiros e demais forças policiais da cidade. “Foi muito gratificante poder participar representando o serviço de extrema importância que é o SAMU. É muito importante para nós esse momento”, comentou Gláucia, profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Nas mais de 3 horas de duração, escolas municipais e estaduais, além de diversas entidades e organizações da sociedade civil, também percorreram o trajeto pela Rua Brigadeiro Rocha, da esquina com a Rua XV de Novembro até a Avenida Moacyr Júlio Silvestre.
E para dar o ritmo da celebração, a Banda Jovem de Guarapuava se revezou com fanfarras de várias escolas. Uma delas, do Colégio Cívico-Militar Mahatma Gandhi, foi conduzida pelo mor Rafael Antonio, que reforçou a importância da dedicação e do aprendizado. “É preciso ter educação. Todos têm uma certa dificuldade de aprender, mas também é preciso ter vontade de ensinar. Eles foram muito bem, quero parabenizar todos”, comentou o jovem.
Parceria entre Executivo e Legislativo
Uma das novidades deste ano foi a organização conjunta entre a Prefeitura e a Câmara de Guarapuava. De acordo com o presidente Pedro Moraes (MDB), o convite da vice-prefeita Rosângela, que também é Secretária de Turismo e Eventos, para participar da organização do desfile cívico foi prontamente aceito. “O mais importante foi celebrar a independência e a harmonia dos poderes. É ótimo ver o Executivo e o Legislativo trabalhando juntos em um dia tão importante que celebra a Independência do Brasil”, comentou.
Um dos destaques, de acordo com o vereador, foi a nova localização. O encerramento foi em frente à Prefeitura e ao lado da Câmara de Guarapuava, prédios que, de acordo com Pedro Moraes, representam a população da cidade. “O povo se reuniu em massa para celebrar a soberania do Brasil, um país justo para todos e uma Guarapuava que respeita todas as pessoas”, concluiu Pedro Moraes.
Vereadores e vereadoras participam
O vereador Cristóvão da Cruz (Novo) acompanhou as festividades. Para ele, comemorar a Independência do Brasil é uma oportunidade de reviver a história e reafirmar valores fundamentais. “Mais ainda nesse tempo que estamos vivendo, falar de independência do Brasil é também falar de liberdade. Vivemos momentos obscuros, mas temos a certeza de que a liberdade e a democracia continuarão imperando”, afirmou.
A vereadora Cris Wainer (PT) também esteve presente. Para ela, a data representa um momento de reflexão e de valorização da soberania nacional e da diminuição da desigualdade. “O desfile é também um momento de celebração, onde muitas pessoas participam, principalmente nossas escolas públicas e nossos alunos. É uma oportunidade de reencontrar pessoas e fortalecer o nosso compromisso com a democracia”, disse.
Além deles, participaram a vereadora Rita Felchak (MDB) e os vereadores Buiu Martins (MDB), Profª Bia (PV), Ike Silvestri (PP), Sérgio Kiçula (PSD), Nego Silvio (PL) e Profº Saulo (Novo).