Demanda por novos cursos da UTFPR Guarapuava tem apoio do Poder Legislativo

por Imprensa publicado 02/06/2023 14h10, última modificação 02/06/2023 14h10
Encontro de lideranças discute possibilidade de implementação de engenharia elétrica, arquitetura e urbanismo e engenharia de produção

O trabalho pelo futuro da ciência, tecnologia e educação de nossa região segue por parte dos representantes do Poder Legislativo. Uma agenda na tarde da quinta-feira, 01/06, discutiu a implementação de três novos cursos para o Campus de Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) de Guarapuava.  A instituição, que é pública, gratuita, tem se tornado cada vez mais voltada a ofertar cursos em áreas voltadas à tecnologia e de alta empregabilidade.

Durante o encontro, o Diretor-geral do Campus, Marcelo Henrique Granza, recebeu o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moares, a vereadora Cris Wainer (PT), o deputado federal Zeca Dirceu (PT), além de representantes do Cilla Tech Park. Durante a conversa, foi solicitada ao deputado ajuda para articulação para a oferta dos cursos de engenharia elétrica, arquitetura e urbanismo e engenharia de produção.

União pela ciência, inovação e educação

“Temos estrutura, temos um bom momento aqui na cidade e região, temos as lideranças políticas para isso, nos ajudando. Nesse sentido, gostaríamos de pedir o apoio a Guarapuava. Pedimos ajuda para continuar nos ajudando, para endossar no MEC esse pedido”, comentou o Diretor-geral Marcelo.

O cenário positivo e de união também foi defendido pelo Presidente do Poder Legislativo Municipal. “Estamos muito alinhados, no sentido de apoiar essa união de esforços e de pessoas que estão interessadas em retomar o investimento em educação, ciência e tecnologia; Estamos juntos, como legislativo. O Poder Legislativo de Guarapuava é parceiro em tudo com a UTFPR”, garantiu Pedro Moraes.

Cris Wainer lembrou que fortalecer o ensino público possibilita retornos para a comunidade, favorecendo também ao Brasil como um todo. “Assim, eles possam estar contribuindo para nosso país, com o que é devolvido para a sociedade, com toda a estrutura que tem a Universidade”, defendeu a vereadora, que é membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do legislativo municipal.

Entrega de emenda

Durante a visita, Zeca Dirceu também entregou uma emenda parlamentar no valor de 397.525,00 à universidade. Além disso, durante o encontro foram abordados a possibilidade de implementação de cursos técnicos na cidade.