Declaração de Utilidade Pública possibilitará que Associação de pessoas surdas tenha acesso a recursos para ampliar atuação

por Imprensa publicado 08/05/2023 19h30, última modificação 08/05/2023 19h30
Concessão do título à Associação dos Direitos dos Surdos e Surdas de Guarapuava foi votada e aprovada pelo Poder Legislativo

A comunidade Surda de Guarapuava tem mais um motivo para comemorar. Isso acontece porque o Poder Legislativo discutiu e aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária (L) 30/2023, que concede o título de Utilidade Pública para a Adissug (Associação dos Direitos dos Surdos e Surdas de Guarapuava), nesta segunda-feira, 08/05.

A concessão da declaração de Utilidade Pública possibilitará o acesso a recursos para ampliar sua atuação. De acordo com a Lei Municipal 3042/2020, que regulamenta a concessão desses títulos, as entidades declaradas são inscritas no Cadastro Geral do Departamento de Promoção Social, órgão da Secretaria de Saúde e Promoção Social do Município.

Adissug

Fundada em Março de 2022, a Adissug vem promovendo atividades que garantem o exercício pleno de direitos e da cidadania das pessoas surdas. Entre as atividades estão duas caminhadas que buscaram chamar a atenção da comunidade para a causa. Além disso, os membros têm realizado atendimento aos cidadãos com surdez. Atualmente uma das principais dificuldades enfrentadas pela organização é a falta de uma sede física, para centralização das atividades.

Para José Aramis Barbosa de Oliveira, presidente da Associação, a aprovação é motivo de alegria. Ele lembra que o resultado da votação vem também com alívio de que suas reivindicações podem ser atendidas.

Segundo relata, faz anos que ele tenta conscientizar a comunidade sobre o assunto. “Estou aliviado sabendo que vão nos ajudar, vão respeitar a nossa língua, vão respeitar o intérprete como profissional. Essa união que vi aqui com a administração pública demonstra que é preciso ter fé e confiar", comentou.

Parceria com o Poder Legislativo

Autora do Projeto de Lei, Professora Terezinha (PT), disse que a iniciativa de buscar o título de Utilidade Pública partiu da própria Adissug. “Eles compreenderam que era o momento para se cadastrar na Secretaria de Assistência Social, em outros programas do Governo Estadual, do Governo Federal e mesmo da Administração Municipal, para ter acesso a recursos e irem se estruturando melhor como a associação”, contou.

A vereadora lembrou ainda que novas políticas públicas devem ser propostas num futuro próximo e salientou que a principal luta da comunidade surda é pela ampliação do número de intérpretes na sociedade. “Essa é a principal reivindicação de necessidade deles nos espaços públicos. E o sonho ideal é que fizessem todos os espaços da sociedade”, finaliza.