Cristóvão da Cruz: fé e persistência na política

por Imprensa publicado 27/10/2023 14h30, última modificação 09/11/2023 19h12
Ele conta como a fé o ajudou a superar as dificuldades do começo do mandato e a conseguir resultados positivos na sua comunidade. Essa é mais uma matéria do especial de dia do vereador

É entre surpresas, desafios e realizações que Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã) olha para os quase 3 anos de seu primeiro mandato no Legislativo Municipal. Ao refletir sobre sua jornada na política, destaca a transição da iniciativa privada para a vida pública. Ele descreve as dificuldades iniciais de compreender a complexidade do processo político, “Quando a gente está do lado de fora, a gente vê de uma forma totalmente diferente a política”, relata.

Nesse sentido, se apegar a uma de suas mais importantes características, a fé, foi essencial para prosseguir com o trabalho. “Sempre eu falei que estou hoje vereador porque eu creio abertamente que foi Deus que me colocou aqui e eu tenho uma missão pra cumprir”, conta.

Assim, Cristóvão reconhece que representa não apenas seus eleitores, mas também uma parcela da sociedade conservadora e religiosa que valoriza questões como a defesa da família e a contrariedade à descriminalização do aborto. Sempre central em sua atuação, a fé, faz com que o vereador se posicione como a voz daqueles que compartilham essas crenças.

Luta pelas estradas rurais

O vereador conta que a partir de sua adaptação os resultados começaram a surgir. Um exemplo é o Projeto de Lei de sua autoria aprovado recentemente, que visa atuar na defesa das mulheres contra a violência no ambiente hospitalar. Trata-se da política pública que garante o direito a um acompanhante em procedimentos que envolvam a sedação total.

Ele também reforça a aproximação com o Poder Executivo, que vem atendendo as demandas apontadas.  “Posso dizer que foi um projeto que veio do Executivo e a gente abraçou, que fez toda a diferença na vida do guarapuavano, que é esse projeto Asfalto na Porta de Casa. Temos visto dignidade ser levada para muitas pessoas que pensavam que jamais teriam esse asfalto. Então eu vejo que o Legislativo foi fundamental e a gente sem dúvida nenhuma encampou essa luta”, comenta.

Asfalto para toda a Palmeirinha

E é justamente neste tema que reside seu maior sonho na política. Muito ligado ao distrito de Palmeirinha, Cristóvão se diz empenhado no compromisso de melhorar as estradas rurais.

Ele também deseja que o Asfalto na Porta de Casa chegue em todos os domicílios da sua comunidade. “Eu quero ainda conseguir levar nas ruas da Palmeirinha que ainda faltam asfalto. Eu quero conseguir que essas pessoas através do programa Asfalto na Porta de Casa, elas também sejam atendidas com asfalto. A gente já tem um encaminhamento grande com a Secretaria de Planejamento para que isso aconteça”, revela.

Ao longo prazo, Cristóvão segue crente de que sua trajetória política tem um propósito maior e que Deus tem planos para sua vida além do cargo de vereador. Ele almeja continuar sua carreira política, mas sempre ouvindo a orientação divina, mantendo-se aberto a novas oportunidades e desafios.

registrado em: