Cris Wainer reforça que a luta é coletiva

por Imprensa publicado 09/10/2023 17h45, última modificação 09/11/2023 19h13
A vereadora Cris Wainer (PT) comentou a trajetória de seu mandato até aqui e como sua participação na política foi construída a muitas mãos

Uma pessoa com perfil técnico, com mais de vinte e quatro anos de serviço público como servidora concursada e valorizando a coletividade. Foi assim que Cris Wainer (PT) chegou ao seu primeiro mandato no Poder Legislativo de Guarapuava.

Se entrar na política e concorrer a um cargo eletivo nunca foi um sonho ou projeto profissional, o desenrolar de sua vida profissional a levou a isso. Uma “construção”, como ela mesmo afirma. O papel como professora na Educação Municipal e a contribuição com Sindicato dos Servidores Públicos e Profissionais de Guarapuava (Sisppmug) foram os alicerces.

A partir disso, foram anos dedicados à valorização dos servidores públicos, bem como acreditando que as mulheres podem estar em todos espaços que elas acreditam poder ocupar e apoiando suas colegas, até culminar nas eleições de 2020.  “Não tenho isso como profissão, eu estou desenvolvendo o trabalho de vereadora, que tem como objetivo legislar sobre as questões locais, fiscalizar a questão orçamentária do município e acompanhar os debates a nível local, estadual e nacional”, comentou.

E essa construção não é feita isoladamente. Foram muitas mãos que ajudaram no caminho. A própria escolha, dentro de seu partido, surgiu ao ser indicada por colegas para ser uma das candidatas da última eleição. O caráter coletivo acaba se traduzindo também na maneira como conduz seu mandato: pautado no diálogo e aberto a ouvir da comunidade sugestões de atuação.

Conquistas construídas com a comunidade

Por essas características que tudo que vem sendo desenvolvido enche a vereadora de satisfação. “Eu tenho muito orgulho de todas as propostas, até as que foram rejeitadas. Inclusive aquelas que eram emendas nas leis orçamentárias e que visavam dar prioridades a alguns temas: serviço público, educação, moradia, água, luz”, lembra.

Mas para Cris Wainer uma aprovação conseguida foi especial: uma emenda a uma lei que veio do Executivo, que garantia a numeração predial precária a famílias em situação de vulnerabilidade que habitam ocupações. Esse fato permitia que eles tivessem acesso a instalação de água e eletricidade.

Além disso, outro destaque para ela é a Lei Municipal de Combate à Violência Política de Gênero. “As demais leis são todas importantes também. E todas vieram sempre com amparo de pessoas, ou de setores da comunidade, que buscavam uma condição de melhoria das políticas públicas ou do nosso município”, recorda.

Em busca de dignidade para todos

No futuro, Cris Wainer sonha com uma cidade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso a oportunidades e uma vida digna. “Queremos ter uma Guarapuava com mais equidade. Eu gostaria que nosso município entendesse, por ter já 200 anos,  tivesse esse compromisso, quando a gente fala de geração de renda e melhoria, de fato, na vida das pessoas”, diz.

Assim, a vereadora reafirma sua missão para com a dignidade das pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade e com a construção de uma cidade que cuide de todos os seus cidadãos. “São pessoas que às vezes estão em situações muito precarizadas e mereciam um olhar mais atento e mais justo”, conclui.

Essa é mais uma matéria que faz parte do especial do dia do vereador, celebrado em 01/10. Para marcar a data, estamos realizando uma série de reportagens especiais sobre a trajetória de nossos parlamentares.

registrado em: