Criação do Centro Municipal de Educação Integral Professora Gracita Gruber Marcondes é aprovada na Câmara de Guarapuava
A Câmara de Guarapuava aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (21/10), o Substitutivo Global (E) nº 11/2025, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que propõe a criação do Centro Municipal de Educação Integral Professora Gracita Gruber Marcondes. O projeto busca ampliar a oferta de ensino integral e fortalecer a rede pública de educação em Guarapuava.
De acordo com o texto do substitutivo, o novo centro educacional será formado pela Escola Municipal Professor Chester Kochanski e pelo Centro Municipal de Educação Infantil Maria Francisca da Silveira Caldas – Tia Chica, ambos localizados no Bairro Centro. O Centro Municipal de Educação Integral Professora Gracita Gruber Marcondes oferecerá atendimento em Educação Integral, conforme a Deliberação nº 01/2024 do Conselho Municipal de Educação.
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o Executivo destacou que a proposta “reflete o compromisso da Administração Municipal com a melhoria contínua da educação pública em Guarapuava” e que a educação integral “é um verdadeiro instrumento de transformação social, capaz de promover o desenvolvimento pleno dos estudantes”.
Homenagem à professora Gracita Gruber Marcondes
A denominação do novo centro educacional presta homenagem à Professora Gracita Gruber Marcondes, importante pesquisadora da história de Guarapuava. Autora de 11 livros sobre a história local, Gracita dedicou 53 anos ao magistério, atuando em diversas instituições de ensino, como a Unicentro, o Ginásio Estadual Manoel Ribas e o Colégio Professor Amarílio.
Ao longo de sua trajetória, foi reconhecida com o Título de Cidadã Honorária de Guarapuava (1986), a Comenda Duque de Caxias, a Comenda da Ordem do Pelicano e o título de Professora Emérita da Unicentro. Nascida em Irati, em 21 de abril de 1924, Gracita Gruber Marcondes deixou um legado expressivo para a educação e para a preservação da memória guarapuavana.
Com a aprovação do Substitutivo Global nº 11/2025, o texto segue agora para sanção do prefeito Denilson Baitala.











