Criação Centro Municipal de Atendimento ao Autismo é aprovada pelos vereadores

por Imprensa publicado 06/03/2024 14h20, última modificação 06/03/2024 14h58
Projeto de Lei aprovado garante atendimento especializado e multidisciplinar para alunos TEA da rede municipal

Com todos os votos favoráveis, o Poder Legislativo de Guarapuava aprovou uma iniciativa que deve ampliar a inclusão de alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Projeto de Lei (E) 01/2024 cria o Centro Municipal de Atendimento Educacional ao Transtorno do Espectro Autista (CTEA), que oferecerá suporte educacional e multidisciplinar para crianças e adolescentes.

De acordo com a justificativa do PL enviada pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação conta com uma demanda significativa para este tipo de atendimento. “Informamos que, atualmente, a rede municipal de ensino atende cerca de 900 (novecentos) alunos diagnosticados e outros tantos em processo de avaliação”, apontou o texto.

O que o CTEA oferece

Entre as oportunidades que o novo centro deve oferecer, está o atendimento individualizado para cada aluno, com foco em suas necessidades específicas. Isso será feito com a utilização de uma equipe de profissionais especializados em TEA.

Os atendimentos deverão contemplar a valorização da diversidade no processo de aprendizagem favorecendo a igualdade de oportunidades. Outro ponto a ser considerado será o suporte teórico, metodológico e de orientações profissionais da educação, bem como o assessoramento pedagógico às Unidades Educacionais. Mais um princípio a ser respeitado será o desenvolvimento profissional na área da educação especial e inclusão escolar e a integração entre escola e instituições de atendimento especializados.

Vereadores debatem a proposta

Cris Wainer (PT) se disse favorável a proposta, porém buscou fazer observações para dialogar com a Rede Municipal de Ensino. “Fica a importância de serem chamados mais profissionais. Hoje temos muitas crianças que necessitam do atendimento especializado, além disso é preciso fazer um debate se para essa criança é necessário um professor especializado ou outro tipo de profissional”, ponderou

Já Nego Silvio (Podemos) lembrou de uma parceria entre o Poder Executivo, Itaipu Binacional e Associação de Municípios do Paraná (AMP), proporcionou que servidores municipais recebessem capacitação em temas como o autismo. “Quando falamos em profissionais, principalmente em neuropediatras, existe uma dificuldade grande para marcar consultas. Então eu entendo que esse Centro vem para mitigar esse problema que nossas crianças têm”, complementou.

CTEA será inaugurado na quinta feira

O Centro Municipal de Atendimento Educacional ao Transtorno do Espectro Autista será inaugurado ainda esta semana. De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, o evento acontecerá as 9hrs, na quinta-feira, 07/03. O evento será no Prédio do CTEA, na Av. Moacir Júlio Silvestre, 830, no Centro.