Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Conselhos Municipais: a ponte entre cidadão e gestão pública

Conselhos Municipais: a ponte entre cidadão e gestão pública

por Imprensa publicado 20/01/2026 14h40, última modificação 20/01/2026 14h40
Entenda como funcionam esses órgãos que permitem a participação da sociedade civil nas decisões e fiscalização de políticas públicas no município.
Conselhos Municipais: a ponte entre cidadão e gestão pública

Foto: Arquivo do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava

Com os trabalhos de 2026 iniciando na Câmara de Guarapuava, um dos primeiros projetos que tramitaram na casa, neste ano, é o Projeto de Lei Ordinária (E) 02/2026, que altera o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava (CMDMG). 

O texto foi aprovado na última quinta-feira, em duas sessões extraordinárias. A aprovação vai permitir a paridade absoluta entre representantes governamentais e da sociedade civil organizada. 

Mas você sabe porque existem esses conselhos e como  eles são constituídos? A Câmara de Guarapuava te explica.


Uma forma mais próxima da gestão

A finalidade de um Conselho Municipal é promover a participação da sociedade civil na gestão pública, atuando como um espaço democrático para formular, fiscalizar e controlar políticas públicas, garantir a defesa dos direitos dos cidadãos, e estreitar a relação entre governo e povo, permitindo que a população influencie decisões e acompanhe gastos e ações que acontecem no município. Exemplos de Conselhos Municipais comuns em gestões são na saúde e educação, dando a possibilidade de profissionais da área integrarem e auxiliarem nas decisões que impactarão diretamente em seus setores.


Como os Conselhos Municipais são constituídos? 

Um Conselho Municipal é criado a partir de uma estrutura paritária (metade a metade) ou com representação equilibrada entre membros do Poder Público (governo municipal, secretarias) e da Sociedade Civil (entidades, associações, profissionais da área, comunidade), atuando de forma colegiada, sempre com um mandato e um regimento interno que definem suas regras e composição específica. Cada conselho tem sua própria legislação (Lei Municipal) e Regimento Interno que detalham sua criação, composição e funcionamento. 

Desta maneira, cada setor fica resguardado, sabendo que existem profissionais que respondem pelos seus interesses e lutam para que o trabalho seja realizado corretamente no município


Conheça os conselhos de Guarapuava

De acordo com o site da Prefeitura de Guarapuava, Guarapuava conta com 21 conselhos municipais. No Portal dos Conselhos Municipais é possível conferir a diretoria e os membros de cada um deles, além de obter informações sobre as reuniões.


Acompanhe mais detalhes sobre o que acontece na Câmara de Guarapuava e não perca nenhuma novidade: participe das sessões, nos siga nas redes sociais e faça parte do desenvolvimento de Guarapuava.

Instagram: @camaradeguarapuava

Facebook: fb.com/CamaraGuarapuava

TikTok : @camaradeguarapuava

YouTube: Câmara Municipal de Guarapuava

error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão