Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres contou com presença da Câmara de Guarapuava
A vereadora Cris Wainer (PT) representou a Câmara de Guarapuava como uma das delegadas da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada em Foz do Iguaçu nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2025. O evento reuniu mais de 800 mulheres de diversas regiões do Paraná, com o tema central: “As Mulheres, os Territórios e as Cidades – as diversidades territoriais e a construção de políticas públicas efetivas e transformadoras para todas as mulheres paranaenses.”
O objetivo da Conferência foi fortalecer e ampliar a formulação e execução de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres. A programação foi organizada em dois eixos transversais: Financiamento Público como alicerce da governança da política da mulher e Política Integral de Cuidados. Além disso, as discussões se pautaram em seis eixos específicos.
I – Democracia, Participação e Governança das Mulheres na política e nos espaços de poder;
II – Trabalho, Equidade Salarial e Autonomia Econômica;
III – Territórios Livres de Violência e Qualificação das Redes de Atenção à Mulher;
IV – Direito ao Território e Sustentabilidade;
V – Educação Não Sexista e Cultura para Igualdade;
VI – Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher.
Plano Estadual de Políticas para as Mulheres
Participando do Eixo I, que abordou governança, orçamento público e representatividade, Cris Wainer apontou o papel essencial das conferências. “São importantes espaços para deliberar sobre as demandas da sociedade, que são apresentadas a partir das propostas elaboradas nos grupos de trabalho e aprovadas em plenária”, afirmou a vereadora.
As sugestões irão constar no relatório final da Conferência e servirão como base para o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. “Um dos pontos emblemáticos foi a aprovação do item, que as mulheres defenderam quase por unanimidade, que é a possibilidade de ampliação das cadeiras das casas legislativas de todo o Brasil para que sejam paritárias, 50% para homens e 50% para mulheres”, comentou Cris Wainer.
Conferência Nacional será em setembro
Durante o evento estadual também foram eleitas 105 delegadas que representarão o Paraná na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, organizada pelo Governo Federal. A etapa nacional acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, onde as representantes levarão as prioridades definidas no encontro estadual para ampliar o debate em nível nacional.