Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres contou com presença da Câmara de Guarapuava

Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres contou com presença da Câmara de Guarapuava

por Imprensa publicado 07/08/2025 18h14, última modificação 07/08/2025 18h14
Cris Wainer (PT) participou do evento que reuniu mais de 800 mulheres em Foz do Iguaçu para discutir propostas que vão compor o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres
Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres contou com presença da Câmara de Guarapuava

Cris Wainer com outras participantes de Guarapuava durante Conferência

A vereadora Cris Wainer (PT) representou a Câmara de Guarapuava como uma das delegadas da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada em Foz do Iguaçu nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2025. O evento reuniu mais de 800 mulheres de diversas regiões do Paraná, com o tema central: “As Mulheres, os Territórios e as Cidades – as diversidades territoriais e a construção de políticas públicas efetivas e transformadoras para todas as mulheres paranaenses.”

O objetivo da Conferência foi fortalecer e ampliar a formulação e execução de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres. A programação foi organizada em dois eixos transversais: Financiamento Público como alicerce da governança da política da mulher e Política Integral de Cuidados. Além disso, as discussões se pautaram em seis eixos específicos.

I – Democracia, Participação e Governança das Mulheres na política e nos espaços de poder;
II – Trabalho, Equidade Salarial e Autonomia Econômica;
III – Territórios Livres de Violência e Qualificação das Redes de Atenção à Mulher;
IV – Direito ao Território e Sustentabilidade;
V – Educação Não Sexista e Cultura para Igualdade;
VI – Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher.

Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

Participando do Eixo I, que abordou governança, orçamento público e representatividade, Cris Wainer apontou o papel essencial das conferências. “São importantes espaços para deliberar sobre as demandas da sociedade, que são apresentadas a partir das propostas elaboradas nos grupos de trabalho e aprovadas em plenária”, afirmou a vereadora.

As sugestões irão constar no relatório final da Conferência e servirão como base para o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. “Um dos pontos emblemáticos foi a aprovação do item, que as mulheres defenderam quase por unanimidade, que é a possibilidade de ampliação das cadeiras das casas legislativas de todo o Brasil para que sejam paritárias, 50% para homens e 50% para mulheres”, comentou Cris Wainer.

Conferência Nacional será em setembro

Durante o evento estadual também foram eleitas 105 delegadas que representarão o Paraná na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, organizada pelo Governo Federal. A etapa nacional acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, onde as representantes levarão as prioridades definidas no encontro estadual para ampliar o debate em nível nacional.


error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Este link só está disponível dentro da rede interna da Câmara.