Comissão de Saúde visita a Apae e confirma mutirão de especialidades

por Imprensa publicado 03/04/2014 13h38, última modificação 19/05/2016 07h46
Nas próximas semanas, os alunos receberão consultas em diversas áreas

Os vereadores da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social, formada por Rodrigo Crema (PMDB) – presidente; Nerci Guiné (PHS) – relatora; e Airson Horst (PPS) – membro, visitaram a Apae (Associação de Pais e Professores dos Excepcionais), na manhã da última quarta-feira (02). Acompanhados do presidente Valdeney Domingues, da diretora Elisandra Schoroeder, além da coordenadora do setor de saúde, Michely Maitschuk, eles conversaram com professores, alunos e funcionários, ouviram suas demandas e conheceram a estrutura física do espaço.

Uma das reivindicações, encaminhada pelos representantes da entidade dias antes da visita, reside na área de saúde, devido à falta de alguns especialistas para o atendimento. Os legisladores divulgaram que, após contato com o secretário de Saúde, Stefan Negrão, o local receberá o mutirão de especialidades. “Solicitamos que este serviço ocorra o mais breve possível, levando-se em consideração, principalmente, as grandes dificuldades enfrentadas pelos alunos. Esta ação diminuirá a fila de espera, portanto será de extrema importância”, ressaltou Crema.

De acordo com Schoroeder, este contato estreita laços entre entidade e poder público, possibilitando que as demandas sejam encaminhadas diretamente. “Agradeço a sensibilidade de todos os vereadores. A atual legislatura tem trabalhado em nossas causas, com todo o esforço possível”, ressaltou.  

Guiné destacou sobre a importância do trabalho realizado pelos representantes da Apae, focado em carinho e atenção. “Saímos sensibilizados para sensibilizar mais pessoas, de maneira especial algum pai ou mãe que se sintam inibidos em conhecer este espaço. É preciso um trabalho conjunto e ações efetivas para que toda a população de valor aos que executam importantes iniciativas altruístas”, reforçou.

Horst revelou que, no final do ano passado, os membros da comissão se reuniram e estabeleceram um cronograma de visitas. “Um dos nossos papéis reside em ouvir a população. Torna-se necessário este trabalho, pois há o real conhecimento do trabalho e dificuldades, possibilitando que a Câmara desenvolva políticas públicas, junto às repartições competentes, visando contemplá-las e possibilitando maior qualidade de vida as pessoas”, finalizou.

Centro de Equoterapia

No final do ano passado, a Câmara repassou ao Executivo um montante de quase R$ 600 mil. Parte deste valor será enviado a Apae, que o utilizará na construção do centro de Equoterapia, espaço que proporcionará várias atividades terapêuticas e educacionais.

De acordo com o presidente do Legislativo, Edony Kluber (PSD), esta era uma de suas propostas quando assumiu a função. “Todas as nossas iniciativas visam à melhor utilização dos recursos financeiros. Com isso, o que valor restante é devolvido, podendo ser investido de forma positiva em nosso município. Sabemos dos escândalos que a Casa de Leis passou anteriormente e a atual legislatura está muito empenhada para melhorar esta imagem”, destacou. “O centro de Equoterapia será de extrema importância para a entidade e estamos felizes em consolidarmos esta parceira”, finalizou.

De acordo com o portal equoterapia.com.br, a atividade é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais.

O cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações. Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, organização, orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio, entre outros.