Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Comissão de Educação realiza reunião com comunidade de Banhados sobre Escola Domingos de Moraes

Comissão de Educação realiza reunião com comunidade de Banhados sobre Escola Domingos de Moraes

por Imprensa publicado 13/11/2025 17h00, última modificação 13/11/2025 17h00
Moradores pedem apoio dos vereadores para manter a escola na comunidade e destacam os impactos que o fechamento causaria às crianças
Comissão de Educação realiza reunião com comunidade de Banhados sobre Escola Domingos de Moraes

Foto: Diretoria de Comunicação

A Comissão de Educação e Esportes da Câmara de Guarapuava recebeu, nesta semana, uma comitiva de moradores da comunidade de Banhados para tratar sobre a situação da Escola Domingos de Moraes, que, segundo os moradores, corre o risco de ser fechada. O encontro teve como objetivo ouvir as reivindicações da comunidade e buscar encaminhamentos junto à Secretaria Municipal de Educação.


Comunidade pede permanência da Escola Domingos de Moraes

Durante a reunião, realizada na Câmara de Guarapuava, os moradores apresentaram suas preocupações com o possível fechamento da Escola Domingos de Moraes, que atende cerca de 25 crianças da comunidade. Um dos principais pontos levantados foi a distância que os alunos teriam de percorrer caso fossem remanejados para outra instituição.” Mudar elas para uma nova escola seria de 60 km de ida e volta, 30 para vir e 30 para voltar”, explicou Jucineli Rodrigues dos Santos, moradora e mãe de uma aluna de 4 anos.

O ex-aluno e liderança comunitária Iron Cesar de Moraes também participou da reunião e ressaltou o valor histórico e social da instituição. “A gente ficou muito feliz por sermos recebidos pela Comissão e pelas outras vereadoras. Tivemos essa notícia do fechamento da escola e a gente ficou muito sentido por ser uma escola bastante antiga, bastante enraizada na comunidade”, afirmou.

Iron destacou que o grupo pretende seguir dialogando com os vereadores e avaliar, junto aos moradores, os próximos passos.


Comissão de Educação intermediará conversas

O presidente da Comissão de Educação e Esportes, vereador Ike Silvestri (PP), afirmou que a Câmara vai intermediar o diálogo com a Secretaria Municipal de Educação para evitar o fechamento da escola.

“Nosso entendimento é de que a Escola Domingos de Moraes não deve ser fechada. São 25 crianças que estudam lá, estamos reunidos com a comunidade, para achar maneiras e soluções”, destacou. O parlamentar também informou que a Comissão, composta por ele e pelo relator, vereador Professor Pablo (PP), vai encaminhar requerimentos e documentos à Secretaria de Educação e, se necessário, ao Ministério Público.

Além dos membros da Comissão, também participaram da reunião os vereadores Vardinho (Cidadania), Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT), que atenderam ao pedido da comunidade para acompanhar a discussão.


error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão