Comissão de Educação realiza reunião com comunidade de Banhados sobre Escola Domingos de Moraes
A Comissão de Educação e Esportes da Câmara de Guarapuava recebeu, nesta semana, uma comitiva de moradores da comunidade de Banhados para tratar sobre a situação da Escola Domingos de Moraes, que, segundo os moradores, corre o risco de ser fechada. O encontro teve como objetivo ouvir as reivindicações da comunidade e buscar encaminhamentos junto à Secretaria Municipal de Educação.
Comunidade pede permanência da Escola Domingos de Moraes
Durante a reunião, realizada na Câmara de Guarapuava, os moradores apresentaram suas preocupações com o possível fechamento da Escola Domingos de Moraes, que atende cerca de 25 crianças da comunidade. Um dos principais pontos levantados foi a distância que os alunos teriam de percorrer caso fossem remanejados para outra instituição.” Mudar elas para uma nova escola seria de 60 km de ida e volta, 30 para vir e 30 para voltar”, explicou Jucineli Rodrigues dos Santos, moradora e mãe de uma aluna de 4 anos.
O ex-aluno e liderança comunitária Iron Cesar de Moraes também participou da reunião e ressaltou o valor histórico e social da instituição. “A gente ficou muito feliz por sermos recebidos pela Comissão e pelas outras vereadoras. Tivemos essa notícia do fechamento da escola e a gente ficou muito sentido por ser uma escola bastante antiga, bastante enraizada na comunidade”, afirmou.
Iron destacou que o grupo pretende seguir dialogando com os vereadores e avaliar, junto aos moradores, os próximos passos.
Comissão de Educação intermediará conversas
O presidente da Comissão de Educação e Esportes, vereador Ike Silvestri (PP), afirmou que a Câmara vai intermediar o diálogo com a Secretaria Municipal de Educação para evitar o fechamento da escola.
“Nosso entendimento é de que a Escola Domingos de Moraes não deve ser fechada. São 25 crianças que estudam lá, estamos reunidos com a comunidade, para achar maneiras e soluções”, destacou. O parlamentar também informou que a Comissão, composta por ele e pelo relator, vereador Professor Pablo (PP), vai encaminhar requerimentos e documentos à Secretaria de Educação e, se necessário, ao Ministério Público.
Além dos membros da Comissão, também participaram da reunião os vereadores Vardinho (Cidadania), Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT), que atenderam ao pedido da comunidade para acompanhar a discussão.









