Comissão de Assuntos Relevantes inicia mobilização para a duplicação do perímetro urbano da BR 277 e encaminha ofício a secretária de Estado da Segurança

por Imprensa publicado 08/05/2014 13h33, última modificação 19/05/2016 07h46
Além disso, construção do Contorno Norte e empenho, junto a lideranças estaduais, para a efetivação de uma fábrica de cerveja e maltaria foram temas que pautaram reunião

Em nova reunião entre os vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes, formada por Cleto Tamanini (PTC) – presidente; Mario Scheidt (PHS) – secretário; além de Germano Alves (PR) e Milton de Lacerda Roseira Jr (PSDB), como membros efetivos, diversos temas de interesse público, em níveis municipal e estadual, foram debatidos.

Durante o encontro, a mobilização para a duplicação do perímetro urbano da BR 277, trecho de responsabilidade da concessionária Ecocataratas, foi um dos assuntos. De acordo com Tamanini, a efetivação de tal obra seria benéfica para Guarapuava, visto que a região é marcada pelos entroncamentos rodoviários. “Muitos carros atravessam por aqui, com destino a diversas regiões do Paraná. Há momentos em que o trafego é intenso, acarretando em possíveis acidentes”, explicou Tamanini.

Outro tema em pauta foi o envio de ofício ao secretário de Estado de Segurança Pública, Leon Grupenmancher, solicitando providências urgentes para os problemas que ocorrem na área. Os legisladores relataram que Guarapuava sofre com alto índice de assaltos a mão armada, em diversos estabelecimentos comerciais, além de inúmeras ocorrências de roubos. “O pedido reside na viabilidade de incrementar o patrulhamento policial, principalmente no comércio dos bairros e vilas. A sociedade anseia e clama por maior segurança”, argumentaram.

Contorno Norte

O Contorno Norte novamente figurou entre os assuntos debatidos. Há pouco mais de um mês, a Comissão recebeu a resposta de várias lideranças políticas, como a senadora Gleisi Hoffmann. Solidária a iniciativa, ela havia encaminhado cópia enviada ao diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Jorge Ernesto Fraxe. “Este traçado será a solução definitiva do problema de trafego no perímetro urbano. Aduz que a confluência de importantes rodovias estaduais dentro do município é responsável por congestionamentos de longa distância. Isto gera maior risco de acidentes, bem como aumento no tempo de viagem e custos de transportes aos usuários”, justificou Hoffamann no comunicado.

Contudo, após este prazo não houve manifestações do órgão federal, motivos para o envio de novo ofício. “Já realizamos todos os trâmites necessários e acreditamos que já ocorram estudos para a elaboração deste Contorno”, afirmaram.

Por fim, eles clamam pela vinda de uma fábrica de cerveja e maltaria. O grupo Petrópolis pretende instalar uma filial no Paraná, já tendo assinado o Protocolo de Intenções com o Governo do Estado, para investimentos de R$ 2,2 milhões, podendo gerar cerca de 6 mil empregos diretos. “Encaminhamos comunicados ao governador Beto Richa e aos deputados estaduais Artagão Jr. e Bernardo Carli para que nos ajudem a trazer este benefício. Nosso município precisa ser contemplado com este projeto”, finalizaram.

Discussões

Os encontros entre os edis ocorrem desde o ano passado, após a aprovação do Requerimento nº 14/2013, de autoria de Cleto e que oficializou a Comissão. Até o momento, a diminuição das tarifas de pedágio, contornos rodoviários, duplicação da BR 277, viabilização de novas linhas aéreas para Guarapuava e sugestões de Projetos a serem encaminhados ao Contur foram alguns dos temas debatidos.

“Realizamos diversos estudos e propostas para contemplarmos Guarapuava. Há uma série de benefícios que merecem discussão, mas é preciso um trabalho intenso e sob os melhores caminhos para que o retorno apareça o mais rápido possível. Portanto, é sob tais premissas que nós temos atuado”, explicou Tamanini.