Com contribuição fundamental da Câmara, Guarapuava passa a ter oficialmente o Vale do Genoma

por Imprensa publicado 21/06/2021 19h52, última modificação 21/06/2021 19h52
Legislativo repassou R$ 1 milhão para financiamento de pesquisas, e ao longo dos últimos anos um total de R$ 19 milhões para o Hospital do Câncer

O Poder Legislativo Municipal participou nesta segunda-feira, 21 de junho, através do seu Presidente, Vereador João Napoleão, da solenidade online de lançamento do Vale do Genoma de Guarapuava.

Com a presença do Prefeito, Celso Góes, do Governador do Estado, Ratinho Junior, do empresário senhor Odacir Antonelli e do ex-Prefeito César Silvestri Filho, foram oficialmente iniciadas as atividades deste ecossistema de inovação que tem como grande foco a pesquisa genômica e a inteligência artificial aplicada à saúde.

João Napoleão destaca a fundamental contribuição da Câmara de Vereadores para tal realização, de modo que promoveu economias internas e repassou, no ano passado, R$ 1 milhão para a Prefeitura com sugestão de aplicação específica no financiamento das pesquisas em saúde.

“Foi um valor fruto de economias e corte de gastos para beneficiar os serviços de saúde prestados à nossa população, e temos a tranquilidade de afirmar que ajudará pessoas do Brasil inteiro com os grandes resultados que certamente serão obtidos através da medicina genômica”, explicou.

Além disso, o Legislativo é um dos grandes apoiadores do projeto e da construção do Hospital do Câncer de Guarapuava, complexo do qual faz parte o Vale do Genoma através do IPEC – Instituto de Pesquisa do Câncer. Foi a Câmara que sediou a primeira reunião para se começar a discutir publicamente o projeto, e ao longo dos anos tem atuado como uma grande parceira deste investimento, dando contribuições decisivas. “Desde 2017 já repassamos R$ 19 milhões para o Hospital do Câncer e nos sentimos muito honrados por poder dar a nossa contribuição a esta causa tão nobre e tão bem conduzida pelo empresário senhor Odacir Antonelli. É realmente uma parceria que marca história e resulta em grandes benefícios para toda a nossa população”, acrescentou João Napoleão.

Protagonista

Para o empresário Odacir Antonelli, a Câmara é “protagonista” do projeto do Hospital do Câncer. “Foi aqui que se projetou toda a ajuda que poderia se viabilizar à construção, numa enorme junção de forças políticas, e as quantias inicialmente pensadas foram multiplicadas. Hoje Guarapuava e toda a região têm um Instituto do Câncer de primeiro mundo”, disse.

Mais R$ 7 milhões

O Presidente da Câmara adiantou ainda que a atual Legislatura deverá economizar neste ano de 2021 pelo menos R$ 7 milhões para repassar para o Câncer Center.