Coleta seletiva é proposta na Câmara Municipal de Guarapuava

por Imprensa publicado 23/03/2023 17h40, última modificação 23/03/2023 17h40
Comissão de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo irá protocolar resolução sobre o tema
Coleta seletiva é proposta na Câmara Municipal de Guarapuava

Comissão de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo em reunião com o Dr. Ramon Barbosa e Silva.

O velho ditado de que a mudança que queremos ver no mundo deve começar por nós mesmo é posta em prática pelo Poder Legislativo e seus integrantes. Mais um exemplo disso vem do Programa de Coleta Seletiva de Lixo na Câmara Municipal de Guarapuava, que deve ser instituído por uma Resolução proposta pela Comissão de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

A comissão entende que a reciclagem deve ser incentivada, facilitada e expandida, já que auxilia na preservação ambiental e gera renda. Outro benefício dessa prática é que ela diminui a geração de resíduos oriundos da extração, beneficiamento, transporte e comercialização de matérias primas.

Uma reunião entre a comissão, presidida pelo vereador Nego Silvio (Podemos), tendo como relator Prof.º Saulo (Republicanos) e membro Cristóvão da Cruz (DC), com o Diretor Administrativo da Câmara, Dr. Ramon Barbosa e Silva definiu como o programa deverá ser implementado.

Como funcionará

Com o programa posto em prática, serão disponibilizados os recipientes próprios para a separação do lixo, apresentando cores e padrões diferenciados e indicando visualmente e por escrito qual deverá ser o resíduo nele depositado.

Além disso, está previsto que os vidros, plásticos e metais que possam conter resquícios de seu uso prévio precisarão ser lavados antes de serem depositados nas lixeiras. Por fim, todo material coletado será acondicionado em sacos ou recipientes apropriados e levados a sua destinação correta.

O Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo destaca a necessidade que esse tipo de iniciativa tem. "Entendo que medidas com relação ao meio ambiente são necessárias e urgentes, e o mais importante que deve começar por nós, representantes da sociedade", disse Nego Silvio.

Mais ações previstas

Prestes a comemorar 170 anos de existência, o Poder Legislativo de Guarapuava segue rumo ao futuro. Buscando investir cada vez mais em um desenvolvimento sustentável para toda a sociedade, outras iniciativas seguem sendo estudadas.

A Comissão de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo e o Departamento de Comunicação planejam uma campanha interna incentivando o uso de canecas e garrafas para consumo de café e água. Uma forma de também conter a emissão de resíduos.