Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Centro de referência para atendimento de mulheres em situação de violência levará nome de Tatiane Spitzner

Centro de referência para atendimento de mulheres em situação de violência levará nome de Tatiane Spitzner

por Imprensa publicado 10/06/2024 16h27, última modificação 06/10/2024 18h05
Objetivo é homenagear a memória da guarapuavana e reconhecê-la como símbolo da luta contra a violência de gênero, batizando um espaço voltado ao apoio a mulheres

Em uma Sessão Ordinária marcada pela emoção e pelo reforço na luta contra a violência doméstica e familiar, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (L) 54/2024. A proposta denomina o Centro de Referência da Mulher Brasileira de “Centro de Referência da Mulher Brasileira - Tatiane Spitzner”, uma forma de reconhecer a figura da guarapuavana que é um símbolo neste tema.

Na manhã desta segunda-feira (10/06) o plenário da Câmara Municipal recebeu, para acompanhar a votação, a família de Tatiane Spitzner, bem como servidoras e servidores da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, além de cidadãs engajadas na defesa dos direitos das mulheres. 

Durante a fase de debate do PL 56/2024, as vereadoras e alguns vereadores comentaram de maneira emocionada não só a história de Tatiane, mas também demais relatos voltados a situações de violência. 

Uma homenagem à jovem, que perdeu a vida em um episódio de feminicídio em 22 de julho de 2018, também foi feita. Um vídeo, narrado pela vereadora Bruna Spitzner (PP), prima de Tatiane, foi exibido aos presentes.

A autoria do Projeto de Lei (L) 54/2024 é do Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes (MDB) e contou com apoio de todos os vereadores presentes. A segunda votação acontece nesta terça-feira (11/06), a partir das 08:00.


Casa da Mulher Brasileira

A ideia agora é que a memória do que aconteceu sirva para incentivar o combate pelo fim das violências contra mulheres. E é justamente essa uma das funções do Centro de Referência da Mulher Brasileira, ou Casa da Mulher Brasileira, como também é conhecido.

Esse é um local voltado às mulheres, buscando facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento e sua autonomia econômica. A Casa da Mulher Brasileira oferece apoio humanizado e multiprofissional para as cidadãs em situação violência. 

Em Guarapuava os atendimentos acontecem junto a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A nova sede do agora denominado Centro de Referência da Mulher Brasileira - Tatiane Spitzner, está sendo construída ao lado do Ginásio Santa Terezinha.

error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Este link só está disponível dentro da rede interna da Câmara.