Causa animal: grupo se reúne para pensar novas políticas públicas

por Imprensa publicado 07/08/2023 13h20, última modificação 07/08/2023 13h18
Professores de veterinária, ONGs e membros da comunidade foram reunidos pelo mandato da Profª Bia (MDB) para discutir políticas voltadas a causa animal

Com o intuito de ouvir especialistas e pessoas envolvidas com a área e encaminhar de maneira mais assertiva os projetos voltados à causa animal, a vereadora Profª Bia (MDB) realizou uma reunião na tarde da última quinta-feira, 03/08.  O encontro não deve ser isolado, já que a expectativa é que outras reuniões do grupo aconteçam regularmente. 

A pauta também já começou a ganhar contornos. Entre as possíveis ações que surgiram estão:


  • A realização de um censo de animais de rua;

  • Promoção de apresentações educativas sobre adoção consciente;

  • Articulação de parcerias com o Poder Executivo;

  • Possibilidades de incentivos fiscais para empresas que auxiliam na aquisição de produtos voltados para tratar animais de rua, como casinhas, roupas, ração, medicamentos, etc.



Comunidade e organizações estão engajadas na causa animal


Participaram da reunião a professora Moana Rodrigues França do Centro Universitário Campo Real, Grazielle Losso que preside a Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava (SPAG) e membros da comunidade, como a professora do Curso de Pedagogia da Unicentro, Margareth Maciel. O professor do Departamento de Medicina Veterinária e diretor da clínica-escola da Unicentro, Adriano Carrasco, também foi um dos participantes do grupo. Ele reforça a importância do encontro. “Na verdade, ela é só uma parte de todo apoio que o Legislativo vem dando para o desenvolvimento dessas ações para a causa animal”, pontuou.

O docente lembrou ainda da interlocução que a Profª Bia, e as demais vereadoras da bancada feminina, tem feito junto ao executivo. Para o especialista é importante que seja compreendido que esses encontros são apenas partes de um processo, que precisam se tornar políticas públicas de desenvolvimento de melhorias para toda a causa animal. 

Segundo Adriano recorda, esse é o momento de maior aproximação do Poder Legislativo com o Departamento do qual faz parte. “Isso já vem dando frutos e com certeza darão ainda mais. De nossa parte estamos bem empenhados em desenvolver essas ações e possibilitar um suporte para toda a questão da causa animal em Guarapuava”, complementou o professor.

Profª Bia lembra que muitas das ideias discutidas na reunião surgiram ouvindo sugestões da população. "Estamos muito felizes com a composição deste grupo, principalmente porque estamos trabalhando com ideias apresentadas pela comunidade. Já conseguimos muitos avanços e estamos dando mais um passo importante para pensar o censo da população animal e o mapeamento dos animais abandonados", conclui a vereadora.

error while rendering plone.comments