Câmara sediará Audiência Pública sobre segurança no Município

por Imprensa publicado 13/05/2014 13h30, última modificação 19/05/2016 07h45
Evento, idealizado pelo vereador Cosme Stimer (PP) ocorre nesta quarta-feira(14), às 20 horas

Com o objetivo de debater alternativas que melhorem a segurança no Município, a Câmara promove Audiência Pública, que será realizada na próxima quarta-feira (14), às 20 horas, no plenário da Casa de Leis. Idealizada por Cosme Stimer (PP), com apoio de todos os vereadores, a solenidade contará com a presença de representantes do setor (policiais militares e civis), Conseg (Conselho Municipal de Segurança de Guarapuava) e da classe comerciária, que farão as explanações iniciais. Além disso, Nerci Guiné (PHS) contará detalhes e benefícios da implantação de uma guarda municipal. Após este período, a palavra será aberta ao público.

De acordo com Stimer, em nosso município os casos de assaltos e furtos estão constantes, premissa necessária para uma discussão, em conjunto, com a comunidade. “Precisamos buscar os melhores caminhos para sanar este problema. Trato o tema como uma questão que necessita de urgente solução, pois o povo guarapuavano está apreensivo e com medo. Os comerciantes também foram prejudicados, portanto todos os encaminhamentos culminarão em reflexos em toda a sociedade”, explicou Stimer.

O presidente Edony Klüber (PSD) reforça o convite e espera uma participação ativa dos presentes. “Conto com a presença de toda a população, para que juntos possamos decidir algumas ações, visando o aumento da segurança pública”, finalizou.

Audiências Públicas

Em 2013, a Câmara promoveu outras três Audiências Públicas. Em julho, o tema abordado foi o transporte coletivo público municipal, proposta que desencadeou em um grupo de estudos que discutiu o setor.

No mês de setembro, a discussão foi em torno do Projeto de Lei 11/2013, de autoria do legislador Cleto Tamanini (PTC). A proposta visava à troca de embalagens plásticas por ecológicas em todos os estabelecimentos comerciais guarapuavanos. Após o debate entre profissionais da área, técnicos ambientas, vereadores e comunidade, a decisão fora alterar a súmula e a Lei fora sancionada com a seguinte redação, “troca de embalagens plásticas por oxi-biodegradáveis ou biodegradáveis”.

Por fim, no mês de outubro, os vendedores ambulantes buscaram alternativas para a regularização do setor. O encaminhamento proposto foi a formação de uma comissão, na qual integra o vice-presidente Airson Horst (PPS), que elabora possíveis propostas.

Em 2014, ocorreu nova Audiência Pública, mas sobre o trânsito municipal. Idealizada por Klüber, a solenidade contou com a presença de representantes de diversas entidades locais, como Ministério Público, Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava), 16º Batalhão de Polícia Militar eSurg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), que discutiram alternativas para a melhoria em infra-estrutura, educação e segurança no setor.