Câmara receberá alunos do projeto Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 03/10/2023 17h38, última modificação 03/10/2023 17h38
12 vereadores jovens foram escolhidos pelos alunos que participaram da iniciativa organizada pelo TRE-PR no Colégio Estadual Cívico Militar Mahatma Gandhi
Câmara receberá alunos do projeto Parlamento Jovem

Em setembro, o Poder Legislativo recebeu a visita dos alunos do Colégio Imperatriz. Foto: Anderson Sant'ana/ Diretoria de Comunicação

Unir a teoria à prática é uma das melhores formas de aprender. Quem pôde vivenciar isso foram os alunos do  Colégio Estadual Cívico Militar Mahatma Gandhi, que participam do Projeto Parlamento Jovem. Essa é  uma iniciativa desenvolvida desde 2017 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que ensina aos estudantes aspectos como a importância da democracia e do voto esclarecido. Outros temas ensinados foram a  representatividade política, a função dos vereadores e como eles impactam a comunidade.

Como parte do objetivo do Parlamento Jovem é oportunizar aos estudantes uma vivência do processo eleitoral, 88 escolas de 55 municípios do estado tiveram eleições ligadas a ação. Foram 43 mil alunos participantes, com 1.260 candidatas e candidatos concorrendo a 582 vagas como vereadoras e vereadores mirins. O pleito foi realizado no dia 10/08.

E para celebrar esse momento na formação cidadã dos adolescentes, o Poder Legislativo receberá os 12 alunos eleitos vereadores pelo projeto em Guarapuava. O intuito é que a Câmara Municipal seja a sede da diplomação dos eleitos. O evento acontece nesta quarta-feira, 04/10, às 15:30

Além da entrega dos certificados, o encontro também vai servir para aprofundar os conhecimentos desenvolvidos pelos alunos sobre política. Eles poderão conhecer as instalações da Câmara, realizar a votação de um projeto da escola, além de conversar com os vereadores presentes.

Ampliando o contato com a população

Para o Poder Legislativo de Guarapuava, aumentar o contato com a população é uma missão. Nesse sentido, receber estudantes é sempre uma honra. O encontro nesta quarta-feira, porém, tem um objetivo especial: alinhar as equipes e testar dinâmicas para o projeto Guarapuava do Futuro, que está em fase final de implementação.

O Guarapuava do Futuro irá receber periodicamente alunos da cidade para visitas guiadas aos Poderes Legislativo e Executivo, além de realizar ações de fortalecimento da cidadania, sendo voltado para  alunos do ensino fundamental e médio, de instituições públicas e particulares.

Para saber mais informações e indicar que deseja participar do Guarapuava do Futuro, os docentes, pedagogos ou diretores podem entrar em contato pelo telefone (42) 3142-1197 ou pelo email programaguarapuavadofuturo@guarapuava.pr.gov.br.

Serviço: Diplomação de vereadores-mirins do Parlamento Jovem do TRE-PR

Data: 04/10/2023