Câmara recebe exposição “Do contato ao confronto”
A Câmara de Guarapuava, recebe em seu hall de entrada, a exposição “Do contato ao confronto: A Conquista de Guarapuava no Século XVIII”, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava (IHGG). A exposição conta com 38 obras do artista Joaquim José de Miranda, produzidas no final do século XVIII, abordando a chegada dos portugueses e a expedição de Afonso Botelho de Sampaio e Sousa pelos antigos Campos de Guarapuava.
Simbolizando uma linha cronológica, as obras do artista retratam em telas a expedição realizada por Afonso Botelho, ocorrida entre 16 de dezembro de 1770 e 11 de janeiro de 1771, uma das mais importantes dentre as dez expedições comandadas por ele nos Campos de Guarapuava. As imagens detalham paisagens, encontros e confrontos que marcaram o início da colonização européia na região, tornando-se um registro único da história local.
Exposição Itinerante
De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Rossana Campelo Manfredini, os quadros são reproduções das obras originais, que ficam em São Paulo, no Museu Histórico Bradesco. “As réplicas vieram para o Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava eles compartilharam a guarda com a prefeitura. Durante essa gestão nós estaremos fazendo essa exposição itinerante”, comentou.
Nesse sentido, após a passagem pela Casa de Leis guarapuavana, o trabalho de Joaquim José de Miranda será levado a outras instituições e escolas da cidade.
Na Câmara de Guarapuava, a exposição está aberta para visitação até o próximo dia 10 de dezembro, durante os dias úteis, no horário das 13h às 19h.









