Câmara lança Comissão de Assuntos Relevantes para criação da autarquia do aeroporto

por Imprensa publicado 15/12/2023 20h50, última modificação 15/12/2023 20h59
Vereadores e vereadoras se reuniram com representantes do Aeroclube de Guarapuava para estudar ideias. Comissão de Assuntos Relevantes dará prosseguimento a pauta

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Uma reunião entre vereadores, vereadoras e membros do Aeroclube de Guarapuava aconteceu nesta sexta-feira, 15/12, na sala do Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes. Na pauta estava a articulação para transformar o Aeroporto Tancredo Thomas de Farias, de Guarapuava, em uma autarquia. Esse modelo, adotado em outros municípios como Cascavel e Maringá, permite independência na gestão do Terminal Aéreo.

Durante essa conversa, Jeferson Rezende e Uedes Mota, respectivamente Presidente-Gestor e Diretor Operacional do Aeroclube de Guarapuava, compartilharam exemplos de outros aeroportos, além de comentar o potencial de nossa cidade em se tornar um centro de logística integrada. Isso é possível pela própria localização atual do aeroporto, uma vez que está ao lado de uma ferrovia e da BR-277, tendo proximidade também com os trevos da PR 170 e 466, dois importantes corredores do estado.

Um entendimento comum levantado durante as tratativas é de que parte do planejamento e conhecimento técnico no atual Terminal Rodoviário deixam a desejar. Além disso, os responsáveis pela gestão do aeroporto não procuram o Legislativo para viabilizar mudanças positivas no local. “Com uma autarquia, com o mesmo valor investido, se faz melhor. É viável, factível, se monta uma equipe técnica muito boa e enxuta. A autarquia vai ter muito mais condição técnica, autonomia e celeridade para fazer mudanças”, comentou Jeferson Rezende.

Aeroporto condizente com Guarapuava

Aeroporto de Guarapuava

Aeroporto Tancredo Thomas de Farias em Guarapuava. Foto: Secom/Prefeitura.

Para Uedes Mota, o saldo das conversas é positivo. “Eu vejo que é o início que Guarapuava precisa, falando em aviação comercial e executiva. O que foi debatido na reunião, com isso saindo do papel, vai somar na economia da cidade e para o crescimento e desenvolvimento da aviação civil do Município”, destacou o Diretor Operacional do Aeroclube.

Sobre a conversa, o Presidente do Aeroclube citou o empenho do Poder Legislativo com a questão.  “Quero cumprimentar todos os vereadores por essa iniciativa em criar um equipamento urbano, que é o aeroporto, que seja condizente com a importância de Guarapuava e região, e que possa contribuir para o crescimento do Paraná como um todo”, pontuou Jeferson Rezende.

Além de Pedro Moraes e os membros do Aeroclube de Guarapuava, também participaram do encontro Nego Silvio (Podemos), Dognei (PDT), Marcio Carneiro (Cidadania), Profª Bia (MDB), Paulo Lima (Podemos),  Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã), Bruna Spitzner (Podemos), Cezinha Malusa (Podemos), Gilson da Ambulância (Solidariedade), Verdinho (Cidadania) e Joel Barbosa (Solidariedade).

Entenda o que é uma autarquia

Autarquias são órgãos autônomos criados por Lei, com personalidade jurídica, orçamento e receitas próprias. Seu objetivo é realizar atividades da Administração Pública que, para serem melhor realizadas, demandam controle da gestão administrativa e financeira.

Encaminhamentos

Após a discussão inicial, a pauta deve caminhar com a formalização de uma Comissão de Assuntos Relevantes para criação da autarquia do aeroporto e de um centro logístico multimodal. Alguns nomes ligados à administração pública e com potencial para contribuir para as discussões serão convidados para os próximos encontros, como dos ex-secretários Flávio Alexandre e Sandro Abdanur, do arquiteto e servidor público aposentado Ricardo Bavaresco, e de Helmuth Brandtner, Diretor-presidente da SURG.

Quem também será convidado, de acordo com a 1ª Secretária do Poder Legislativo, Bruna Spitzner, são os pilotos ligados à aviação executiva. “O próximo passo é conversar com eles, porque são as pessoas que vivem o dia a dia do aeroporto. A ideia é nós ouvirmos, porque acredito que eles são os mais interessados em desburocratizar e fazer as coisas funcionar”, compartilhou a vereadora.

Alguns setores da sociedade civil organizada também serão chamados, incluindo as demais entidades relacionadas à aviação, a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG) e empresas que ajudaram na viabilização do aeroporto, que é uma parceria público-privada, como a Cooperativa Agrária, Santa Maria e Repinho, entre outras. Lideranças políticas de interesse também devem ser convidadas a contribuir, como prefeituras e câmaras da região, além de deputados com atuação local, já que a própria construção do aeroporto contou com emendas de parlamentares como Cristina Silvestri, Bernardo Carli (in Memorian) e Artagão Jr.

Para o Presidente Pedro Moraes, a Câmara está interessada e disposta a lutar por essas mudanças no Aeroporto de Guarapuava. “Por tudo que ouvimos hoje, está mais do que claro que essa é uma das chaves para destravar o desenvolvimento econômico de Guarapuava. Como autarquia, a administração do aeroporto ficará menos isolada politicamente, o que também facilitará a atração de recursos. Enfim, tenho certeza que todos os vereadores e vereadoras estão entusiasmados para contribuir com essa causa”, comentou.