Câmara é parceira da Mobilização pelos Direitos da Mulher

por Imprensa publicado 21/03/2014 17h21, última modificação 19/05/2016 07h44
Edony Kluber (PSD), Nerci Guiné (PHS) e Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB) compareceram ao evento e destacaram a importância da iniciativa

Na noite da última quinta-feira (20), ocorreu a solenidade de abertura da Mobilização pelos Direitos da Mulher, seguido por palestra com a assessora de Projetos Especiais do Gabinete da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Luana Grillo. O presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), além das vereadoras Nerci Guiné (PHS) e Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), compareceram ao evento e destacaram a importância da iniciativa.

De acordo com Kluber, o Poder Legislativo é parceiro das importantes iniciativas e também colabora com a disseminação e futura consolidação dos reais direitos das mulheres. “Há 12 anos promovemos a sessão solene Diploma Mulher Cidadã, em que 12 homenageadas são agraciadas por prestarem importantes ações em nosso município. Além disso, quando o Executivo nos encaminhou o Projeto para instituir a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, não medimos esforços e aprovamos a proposta por unanimidade”, lembrou Kluber.

Guiné argumentou que eventos desta magnitude são caminhos para culminar em ações concretas e destacou a importância da sensibilidade masculina para o término dos atos violentos. “Estamos unidas e com o intuito de alçarmos o patamar ideal de igualdade. Contudo, é necessária a conscientização dos homens. O verdadeiro entendimento da importância da mulher como exemplo a ser seguido será um pilar em prol da eliminação de tal preconceito”, explicou.

Maria José reforçou a importância de legisladores participarem de tais eventos. “Representamos um Poder municipal, portanto devemos nos fundamentar e se embasar sobre a temática. A partir do conhecimento aprofundado será possível elaborar as melhores políticas públicas ou Projetos de Lei, visando à consolidação dos direitos da mulher”, argumentou.

Além das lideranças citadas, compareceram o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, a coordenadora do (Cevid) coordenadoria estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Denise Kruger Pereira; o prefeito César Filho, a vice-prefeita e secretária da mulher, Eva Schran; prefeitos e secretários de cidades da região.

A iniciativa da mobilização é da Cevid, sob organização da secretaria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Outras palestras e promoção de debates ocorreram durante toda sexta-feira (21).