Câmara de Guarapuava realiza audiência pública sobre fios soltos em postes
Na noite de quarta-feira (21), a Câmara de Guarapuava sediou uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade da remoção de dispositivos inservíveis dos postes — os conhecidos fios soltos ou inutilizados, que geram poluição visual e representam riscos à segurança da população.
Convocada pelo vereador Marcio Carneiro (Cidadania), a audiência contou com a presença dos vereadores Nego Silvio (PL), Profº Saulo (Novo), Buiu Martins (MDB), Paulo Lima (PP), Ike Silvestri (PP), Professor Pablo (PP), Sergio Kiçula (PSD), Cristóvão da Cruz (Novo), e das vereadoras Profª Bia (MDB) e Cris Wainer (PT). Também participaram representantes de empresas, do Procon, membros da comunidade e do Poder Executivo, incluindo um funcionário da Secretaria de Habitação, diretamente envolvida na fiscalização da questão.
Encaminhamentos e novas ações
Um dos principais encaminhamentos da audiência foi a proposta de criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a situação dos fios nos postes. Além disso, os parlamentares se comprometeram a avaliar a necessidade de atualização das legislações existentes sobre o tema.
Outra sugestão discutida foi a implementação de um novo fluxo de comunicação: a sugestão é que a Secretaria de Habitação passe a centralizar as notificações, sendo responsável por fiscalizar e cobrar das empresas a remoção dos fios irregulares. Ainda, foi estipulado um prazo de 15 dias para que a Energisa apresente um canal direto de contato com a população, permitindo o envio de denúncias sobre locais com fiação irregular.
Remoção de fios já foi tema de leis
Guarapuava já possui legislações voltadas à remoção de cabos inservíveis. Em 2023, a Lei Complementar nº 189, de autoria do vereador Nego Silvio (PL), incluiu essa obrigatoriedade no Código de Posturas do Município. Anteriormente, em 2021, a vereadora Professora Terezinha (PT) propôs a Lei Ordinária nº 3178, que trata da mesma temática. Mais recentemente, foi aprovado o Projeto de Lei nº 81/2025, que reduziu o prazo para que as empresas respondam às notificações de 60 dias para 24 horas.
Durante a audiência, o vereador Nego Silvio ressaltou a importância de envolver as empresas e concessionárias de energia no processo. “Precisamos, nessa Casa, que vocês nos auxiliem nisso. Não só com relação à segurança, mas com relação à estética da nossa cidade”, destacou.
O vereador Professor Saulo também reforçou o caráter resolutivo do encontro. “Para tentarmos encontrar caminhos para que a gente possa melhorar a qualidade de vida da nossa população, melhorar também a poluição visual e diminuir o perigo”, comentou.
Encerrando a audiência, o vereador Marcio Carneiro afirmou que a Câmara de Guarapuava seguirá acompanhando o tema de perto. “Nós vamos fazer uma comissão parlamentar desta casa para estar junto e todos os encaminhamentos que for possível, nós vamos acompanhar a partir de agora. Pode ter a certeza que nós não vamos deixar isso passar em branco”, finalizou.