Câmara de Guarapuava fica na 2ª colocação entre as 10 maiores cidades do Paraná em Índice de Transparência do Tribunal de Contas

por Imprensa publicado 01/12/2023 16h15, última modificação 01/12/2023 16h16
A colocação garantiu o selo diamante, conferido a apenas 3% das páginas do país inteiro

O compromisso do Poder Legislativo de Guarapuava com a transparência dos atos públicos foi reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). Isso acontece por conta do 96,30% no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023.

Com a nota obtida, o site da Câmara de Guarapuava recebeu o Selo Diamante.  Ao todo, são 8 níveis, que variam de acordo com o índice. Dos 8045 sites avaliados em todo o Brasil, apenas 241 estão nesse nível.

Fonte: PNPT 2023

A avaliação realizada anualmente pelas cortes de contas associadas teve seu resultado divulgado no começo de novembro. Além do selo recebido, a página de internet da Câmara de Guarapuava teve outros motivos de destaque. Isso acontece porque a nota recebida a coloca na 34ª posição do ranking estadual, 8 a mais do que 42º lugar de 2022.

Além disso, o posto também a credencia como a segunda mais transparente entre as câmaras das 10 maiores cidades do estado.

Nota das 10 Maiores cidades do Paraná no ITP 2023:

• Maringá - 97,51%
  • Guarapuava - 96,30%
  • Curitiba - 95,26%
  • Cascavel - 94,53%
  • Ponta Grossa - 93,23%
  • Foz do Iguaçu - 90,25%
  • Londrina - 79,13%
  • São José dos Pinhais - 73,97%
  • Araucária - 72,50%
  • Colombo - 70,98%

Todos os resultados podem ser conferidos pelo link https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon-2023/atricon-2023.html.

Entenda o ITP 2023

Anualmente o TCE-PR realiza avaliações da transparência pública dos portais oficiais dos poderes executivos e legislativos municipais, além de órgãos estaduais. Os dados obtidos neste ano, fizeram parte do ITP 2023, dentro do 2º Ciclo de avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), desenvolvido pela Atricon.

A primeira etapa ocorreu entre junho e agosto. No período, os controladores internos de cada entidade receberam o questionário de avaliação e puderam realizar adequações nas páginas, já que em neste ano novos critérios foram adicionados à avaliação. Após essa fase, o TCE-PR coordenou a validação das informações enviadas pelos gestores públicos. Os dados foram consolidados junto ao PNTP.

Compromisso com a transparência

O Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, comentou o resultado obtido. Ele parabenizou os servidores que se dedicaram na atualização e manutenção da página. “Isso demonstra que todos estamos comprometidos em aumentar cada vez mais a transparência nesta Casa. Queremos cada vez mais envolver a população nas coisas que acontecem aqui e, para isso, ter esse espaço aberto para consulta de informações é essencial”.

Além disso, para a presidência, esse resultado permite que se sonhe ainda mais. “Tenho certeza que todos vamos seguir trabalhando para fazer esses índices subirem nas próximas avaliações. Quem ganha com isso é nosso município, com boas práticas de administração pública, e nossa população, com a certeza de que o que acontece aqui é transparente”, finalizou Pedro Moraes.