Câmara de Guarapuava empossa oito novos servidores efetivos
Em cerimônia no gabinete do presidente Pedro Moraes (MDB), a Câmara de Guarapuava deu posse, nesta quarta‑feira (18/06), a oito candidatos aprovados e convocados pelo concurso público 01/2024.
Eles foram recepcionados pela Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria Administrativa, e, além de se apresentarem, assinaram o termo de posse, passando a integrar o quadro efetivo da Casa. Os agora servidores efetivos da Câmara de Guarapuava já foram alocados e estão se ambientando às novas atividades.
Processo seletivo rápido
Lançado em dezembro de 2024, o certame chamou a atenção pela rapidez: a convocação dos primeiros classificados saiu em maio e, pouco mais de um mês depois, os novos servidores já assumiram seus postos.
Para Ruan Sebastião da Silva, empossado como auxiliar administrativo, a velocidade superou expectativas. “Foi bem acima do que eu esperava porque os concursos geralmente são mais demorados e esse que a gente conseguiu passar e também entrar muito rápido”, comentou.
O novo servidor da Câmara também destacou a oportunidade de comprovar o valor da dedicação, compartilhando sua história de vida. “Eu sempre aprendi com o meu pai que você tem que aprender alguma coisa e aplicar, e também a sempre se dedicar e dar o melhor, em qualquer situação. Sendo, igual eu contei, servente de pedreiro, que eu comecei lá. Então você tem que sempre dar o teu melhor”, confidenciou.
Também nomeada auxiliar administrativa, Raiza Lareson Blanco descreveu a nomeação como uma sensação incrível. “Uma oportunidade única de participar disso, de ajudar aqui no trabalho para o povo de Guarapuava”, disse.
Ela não escondeu a felicidade ao ser recebida. Todo mundo tem sido muito receptivo. Fui muito bem atendida aqui, já conversei com várias pessoas. É muita, muita felicidade mesmo estar aqui”, contou Raiza.
Acessibilidade em pauta
A posse reforça ainda o compromisso da Câmara com a inclusão. Além da chegada de servidores PcD (pessoas com deficiencia), o concurso criou o cargo de Intérprete de Libras, garantindo mais acesso e voz à comunidade surda nas atividades legislativas.
O responsável por essa missão será Jean Fábio Pereira, que acredita que a presença de um profissional da sua área é essencial para garantir uma efetiva participação política com a comunidade surda. ”Trazer mais informações a eles e fazer eles participarem desta parte do legislativo. E sempre falo que o intérprete de libras é como uma ponte entre dois mundos. A minha missão é tornar ela cada vez mais sólida, mais eficaz e mais respeitosa”, compartilhou.
O servidor recém empossado comentou ainda seu desejo de trabalhar pela representatividade. “E eu quero, sinceramente, que todas as pessoas que utilizam a Libras como meio de comunicação se sintam representados por mim aí na Câmara de Guarapuava e nas decisões da cidade”, concluiu Jean.
Compromisso com Guarapuava
O presidente da Câmara de Guarapuava, também destacou a oportunidade de tornar a Casa de Leis mais acessível à população.
Além disso, ele parabenizou e deu as boas-vindas aos novos servidores: “Gente que estudou, se dedicou, passou por um processo transparente, sério, e agora chega pra somar com a missão de servir Guarapuava com responsabilidade e amor pelo que faz”, pontuou Pedro Moraes.