Câmara de Guarapuava aprova suplementação orçamentária para aquisição de veículo da Assistência Social
A Câmara Municipal de Guarapuava aprovou em primeira votação, nesta terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Ordinária (E) 90/2025, de autoria do Chefe do Poder Executivo. A proposta autoriza a suplementação orçamentária no valor de R$ 105 mil para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).
O recurso será aplicado no Fundo Municipal de Assistência Social, com a finalidade de estruturar a rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e adquirir um veículo sedan.
Segundo a justificativa do projeto, o investimento é considerado essencial para melhorar o atendimento à população. “A aquisição de veículo sedan para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é indispensável para garantir atendimento digno e humanizado às famílias em situação de vulnerabilidade. A frota atual é insuficiente, dificultando o trabalho das equipes”, destacou o prefeito Denilson Baitala, na mensagem encaminhada ao Legislativo.
Articulação junto Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava
Ainda conforme o texto, o novo veículo permitirá ampliar a presença da assistência nos bairros e comunidades, além de garantir respostas mais rápidas e eficazes às demandas sociais, fortalecendo a política pública de proteção social no município.
Os recursos são provenientes de um repasse da Secretaria Estadual das Cidades e do PARANACIDADE. Durante a discussão do projeto, Cris Wainer (PT) explicou que o valor integra o portfólio de recursos disponibilizado pelo governo estadual aos deputados. A vereadora explicou que a verba foi viabilizada pelo deputado estadual Dr. Antenor (PT), em articulação com a Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG), que havia apontado a necessidade de um automóvel para o transporte dos atendidos pela entidade.
O veículo será incorporado à Secretaria Municipal de Assistência Social e, em seguida, cedido à ADFG. Para a aquisição do veículo, o município ainda fará uma contrapartida no valor de R$ 5.963,33 de recursos orçamentários próprios.
O projeto agora segue para segunda votação, que deve acontecer na próxima semana.











