Câmara de Guarapuava aprova requerimento pelo fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação
Na sessão ordinária desta terça-feira (30/09), a Câmara Municipal de Guarapuava aprovou, por unanimidade, o Requerimento 450/2025, assinado por todos os vereadores. O texto solicita ao Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEI/PR), o fortalecimento das políticas de ciência, tecnologia e inovação em Guarapuava.
A proposição pede a inclusão do Município entre os prioritários na destinação de recursos estaduais por transferência do Fundo Paraná, conforme previsto na Lei Estadual nº 22.107/2024, além da realização de uma agenda técnica com representantes locais para apresentação do portfólio de projetos e alinhamento de critérios de habilitação.
Guarapuava busca priorização em recursos do Fundo Paraná
Segundo a justificativa do requerimento aprovado, a solicitação busca garantir que Guarapuava seja priorizada nos repasses de recursos estaduais, a fim de financiar projetos estratégicos de inovação. O pedido leva em conta o fato de que Município já se destaca por apresentar infraestrutura instalada, governança local de inovação em consolidação e projetos prontos para execução, como:
-
Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação instituído;
-
Conselho Municipal de Inovação em funcionamento;
-
Política Municipal de Inovação com indicadores definidos;
-
Oito projetos estruturantes protocolados junto à SEI/PR;
-
Forte articulação com universidades, setor produtivo e sociedade civil.
A proposta também lembra que Guarapuava abriga a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a UTFPR Campus Guarapuava e o Hospital Regional do Centro-Oeste, transformado em hospital-escola em 2025, reforçando sua posição como polo científico e regional.
Ecossistema local de inovação e Vale do Genoma
O requerimento também destaca o protagonismo de Guarapuava no Vale do Genoma, ecossistema estadual lançado pelo Governo do Paraná com foco em genômica, saúde, inteligência artificial e bioinformática.
Entre as iniciativas locais, o Município desenvolve projetos de formação tecnológica de jovens em robótica e programação, mantém ambientes de inovação em consolidação como o Cilla Tech Park (CTP) e já foi semifinalista no Prêmio Nacional de Inovação.
Próximos passos
O documento aprovado prevê que o requerimento seja encaminhado ao secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, com cópia à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e à Fundação Araucária.
A expectativa é de que o Estado destine recursos específicos por meio de dotação programática, editais ou Termo de Execução Descentralizada (TED). Os investimentos seriam utilizados para fortalecimento de laboratórios multiusuários e núcleos de inovação tecnológica (NITs); implementação de ambientes de inovação; formação tecnológica de jovens; e projetos vinculados ao Vale do Genoma e à Unicentro, com impacto regional em saúde, genética e inteligência artificial.