Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Câmara aprova projeto de lei sobre Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Câmara aprova projeto de lei sobre Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

por Imprensa publicado 25/11/2025 21h22, última modificação 25/11/2025 21h22
Proposta atualiza dispositivos da Lei 481/1995 referentes às taxas do SIM/POA
Câmara aprova projeto de lei sobre Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Foto: Diretoria de Comunicação

A Câmara de Guarapuava aprovou, em 2ª votação, na sessão ordinária da última terça-feira (25/11),o Projeto de Lei Ordinária (E) 101/2025, que altera os incisos I, II, III, IV e V do §2º do artigo 6º da Lei Municipal 481, de 29 de maio de 1995. A proposta, enviada pelo Poder Executivo, atualiza valores relacionados às taxas de inspeção e fiscalização vinculadas ao Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA).

De acordo com o texto do projeto, a aplicação das taxas do SIM/POA acontecerá nos seguintes casos:

  • Vistoria prévia de terreno ou edificação pré-existente – 1 UFM;

  • Registro de estabelecimento industrial – 10 UFM;

  • Registro de produtos – 0,3 UFM;

  • Auditoria em estabelecimentos industriais para atendimento de protocolo de mercado – 7 UFM;

  • Hora de inspeção em linha de abate – 0,5 UFM.

A justificativa do Executivo destaca que o SIM/POA tem como função garantir a segurança dos alimentos produzidos no município, evitando danos à saúde da população e assegurando o cumprimento das normas pelas empresas regulamentadas.

Atualmente, cada UFM equivale a R$80,87. O valor é atualizado anualmente e pode ser conferido no site da Prefeitura, pelo link:  https://guarapuava.pr.gov.br/servicos-comunidade/tabela-de-ufm/ 


Motivação da proposta


O documento enviado pelo prefeito Denilson Baitala (PL), explica que, após a adesão do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-PR), houve aumento significativo na demanda por registros de estabelecimentos. Esse crescimento exige ampliação e manutenção da estrutura de inspeção para manter o padrão de qualidade firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A mensagem encaminhada à Câmara também informa que, considerando o porte dos estabelecimentos que buscam registro e após revisão dos valores definidos pela Lei 3.466/2023, a proposta reduz taxas com o objetivo de desonerar processos e serviços oferecidos pelo departamento responsável.

O Projeto de Lei Ordinária (E) 101/2025 prevê que a nova redação entrará em vigor na data de sua publicação.


error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão