Câmara aprova Moção de Apoio aos trabalhadores dos Correios

por Imprensa publicado 27/04/2021 14h10, última modificação 27/04/2021 14h10
Moção é em reconhecimento ao trabalho desempenhado mesmo com os riscos da pandemia de covid-19, e pelo cumprimento pela empresa das medidas sanitárias necessárias para se evitar o contágio do vírus.

Os Vereadores da Câmara Municipal de Guarapuava aprovaram um Requerimento que concede Moção de Apoio aos trabalhadores dos Correios, em reconhecimento ao trabalho desempenhado por eles mesmo com os riscos da pandemia de covid-19, e pelo cumprimento pela empresa das medidas sanitárias necessárias para se evitar o contágio de Covid-19 dentro das agências.

De acordo com a proposição, algumas ações adotadas são, por exemplo, afastamento de positivados e suspeitos, dispensa do trabalho aos sábados e domingos durante a pandemia e o empenho de esforços para que seus funcionários sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação.

“A prestação de serviço dos Correios é considerada essencial pelos Decretos Federais, Estaduais e Municipais e, no atual cenário de pandemia, em que as modalidades de compras exigem serviços de entrega domiciliar, se vê trabalhadores expostos e sem garantias na preservação individual da saúde. Portanto, em reconhecimento e respeito às trabalhadoras e aos trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, apresenta-se esta Moção de Apoio para que sejam incluídos (as) nos Planos de Imunização em âmbito Federal, Estadual e Municipal como grupo prioritário, a fim de que sejam mitigados os riscos à sua saúde, de seus familiares e também de toda a municipalidade”, justifica o Requerimento.

Contratações

O documento propõe, ainda, que sejam feitas contratações emergenciais de trabalhadores para que sejam reduzidos os riscos decorrentes do excesso de trabalho, aumento das distâncias percorridas e domicílios visitados por trabalhadores.

Atualmente no município, a empresa dispõe de 57 servidores efetivos, dos quais 45 fazem entregas externas nos mais de 50.000 domicílios.