Legislativo acompanha início das obras de duplicação na BR-277

por Imprensa publicado 14/04/2021 22h15, última modificação 14/04/2021 22h48
Num investimento de R$ 77,6 milhões, serão construídas duas faixas de tráfego em cada sentido e acostamentos externos de 2,5 metros. Também serão construídas calçadas e ciclovias.

Um dia importante para Guarapuava, esta terça-feira, 14 de abril, marcou o início oficial da duplicação da BR-277 e contou com a presença do Governador, Carlos Massa Ratinho Junior. O Poder Legislativo Municipal participou do ato através do seu Presidente, Vereador João Napoleão, e dos Vereadores Paulo Lima, Wilson Anciuti, Cristóvão da Cruz e Sidão Oreiko.

“É com toda certeza uma obra que é esperada há anos por toda a população e que vai proporcionar mais desenvolvimento e segurança para todos nós, munícipes, e toda a região. É um dia para ser comemorado e deixarmos registrado todo o trabalho e empenho dos nossos Deputados Artagão Junior e Cristina Silvestri e, além disso, enaltecer a sensibilidade do Governador Ratinho Junior por determinar a execução desta obra tão importante em nossa cidade, que é um ponto central do Estado. A ele a eterna gratidão do povo de Guarapuava”, disse João Napoleão.

Investimento

O investimento é de R$ 77,6 milhões, com uma economia de 26% do valor previsto na licitação. “A população de Guarapuava sempre pediu por essa duplicação e nos organizamos para executar este grande complexo de obras para atender Guarapuava e preservar a vida das pessoas que trafegam por aqui”, disse Ratinho Junior. “Essa rodovia é um grande corredor de exportação, principal artéria do Paraná, que liga o Porto de Paranaguá ao Oeste e a países do Mercosul”, completou o Governador.

Obras

A nova duplicação inicia no trecho duplicado existente e segue até o km 350 da rodovia, próximo ao aeroporto municipal, totalizando um trecho de 3,8 quilômetros, de modo que as benfeitorias serão feitas ao longo de 6,2 quilômetros.

Serão duas faixas de tráfego em cada sentido, separadas por barreiras de concreto, e acostamentos externos de 2,5 metros. As novas vias marginais serão implantadas nos dois lados da nova duplicação, somando 10 quilômetros. Também serão construídas calçadas e ciclovias.

A obra contempla, ainda, a implantação de uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e a adequação das alças de acesso; três pontes no km 345,5; um viaduto conectando a Avenida Professor Pedro Carlo e a Avenida Beira Rio; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349,3 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros da BR-277.

Com as obras já em andamento, estão sendo feitas a limpeza de camada vegetal nos locais em que haverá intervenção, medições topográficas e instalação do canteiro de obras. A previsão de conclusão é 18 meses.