Autoras de protesto em frente à câmara se retratam diante da casa de leis

por Administrador publicado 01/11/2012 18h44, última modificação 19/05/2016 07h44

Um dia após as eleições municipais ocorrido em 7 de outubro, duas senhoras foram flagradas por servidores e vereadores da Câmara Municipal de Guarapuava por volta das 7h30 da manha,jogando uma grande quantidade de propaganda eleitoral em frente a casa de leis de diversos candidatos, como forma de protesto pelo lixo gerado durante a campanha de 2012.Naquela ocasião a placa do veiculo utilizado pelas autoras foi anotado e repassado a policia,que localizou e identificou as mesmas.  O Vereador Elcio Melhem (PP) solicitou providencias ao Presidente da casa João Napoleão (PSDB), que encaminhou o caso ao jurídico do legislativo,que por sua vez adotou as medidas cabíveis vindo a culminar com uma retratação publica por parte das autoras do protesto,Maria Juraci Rodrigues Soares e Flavia Renata Soares.Confira o texto da retratação.

Caros senhores Vereadores e Senhor Presidente da Câmara:Agradecemos oportunidade de retração diante dessa casa.

Na ultima quinta-feira recebemos uma notificação extrajudicial vinda dessa casa de leis, o que não nos surpreendeu, pois já havíamos escutado alguns rumores sobre as conseqüências dessa ação.

Infelizmente o feedback da mesma ainda não aconteceu,esperávamos pela rflexão dos senhores e não a polemica gerada,mas que em partes foi positiva.

A mídia comentou a ação qual serviu de complemento para as reportagens,que no dia anterior mostrava todo o lixo que a festa da democracia deixou para trás.Muitos se comoveram,comentaram,compartilharam e tudo mais que as redes sócias permitiam fazer.E é isso o que se espera que a maioria das pessoas faça;Reclame via facebook e outras redes,ou então que procurem a justiça eleitoral,ou policia ambiental no pior dos casos.

Mas isso só nos basta,tendo em vista que a justiça eleitoral registrou vários crimes,por esse mesmo motivo e que esses,devido a falta de recursos permaneceram la mesmo,por certo tempo.precisamos de uma ação que fosse rápida e direta. Com a colaboração de muitos moradores juntamos uma boa parte do lixo de propaganda eleitoral ao longo de apenas três quadras próximas a um colégio eleitora e já tínhamos mais que suficiente,levarmos para os senhores uma parte e também alguns cartazes quais declaravam educadamente que a nossa cidade  não deveria servira para lixeira para nenhum partido político.

Sabemos que naquela manha haveria sessão no plenário e que alem dos candidatos reeleição,poderíamos contar também com a presença de alguns candidatos eleitos que iriam assistir.E que todos os citados de uma forma ou de outra permitiram que,seus santinhos e outros formatos de propaganda fossem parar em vias publicas,uma vez que o material recolhido levava a foto e demais informações sobre possíveis representantes no legislativo e executivo.

Acreditamos que aquele material pertencia em partes aos senhores,visto que cada ser é responsável pala sua própria produção ou consumo de bens.E é dever de cada um cuidar de tudo que lhe pertence,desde a compra ate no mínimo o descarte correto.

Cabe ressaltar que a ação não foi destinada para um ou para outro,nem para os senhores enquanto pessoas.E sim para todos,considerando os  como nossos representantes,capazes de criar alternativas para uma propaganda eleitoral  feita de forma justa com mínimo impacto ambiental.

Acredito que a sensação dos senhores ao chegar na sessão daquele dia não deve ter sido das mais agradáveis,mas é parecida com a que a maioria dos moradores sentiram ao sair de casa no domingo.E é a sensação  de ver lixo sendo descartado de maneira ignorante,em um tempo que se fala tanto em sustentabilidade e existe tantas formas de informação,tudo foi ignorado.Com sinceridade naquele domingo o clima parecia póstumo,como se a política limpa feita por lideres que se importam verdadeiramente com o bem comum já não estivesse entre nos.Nossos possíveis representantes já não eram nenhum exemplo a seguir.Mas a pior parte foi se obrigar a relacionar a imagem da política que antes remetia ao progresso,ao fracasso que é ignorar as leis da natureza.

É irrelevante para nos,considerar a deficiência que existe nos órgãos de fiscalização,pois de pouco adiantara mas determinações da justiça eleitoral.Mesmo cientes da criminalização de suas atitudes,alguns candidatos insistiram em faze-las,como se ninguém estivesse vendo ,não  só o lixo da propaganda eleitoral,assim como outras irregularidades.

Acreditamos que quem não tem capacidade de administrar uma campanha,feita de forma honesta,dentro dos moldes de lei.Tão pouco vai ter capacidade de administrar um mandato da mesma forma.Quem permite sujeira no chão,pode permitir outros tipos de sujeiras.

Se ainda assim os senhores acharem que os motivos são poucos,convidamos para dar uma caminhada pelas ruas da cidade.Hoje,aproximadamente um mês após a festa da democracia,ainda somos obrigados a conviver com restos de propaganda eleitoral,que ainda não foi apanhada e se deteriora lentamente pelos cantos,e é muito percptivel em frente as escolas onde toda aquela historia de projetos de ecologia foram deixados de lado.

Pedimos desculpas pelo nosso comportamento, foi lamentável assim como os motivos que lavaram a ele.Esperamos que nesse caso,o fim justifique os meios,e que outras e novas formas de propaganda eleitoral sejam pensadas de forma sustentável e inteligente em nossa cidade.

Atenciosamente; Maria Juracy Rodrigues Soares e Flavia Renata Soares.