Audiência Pública no Xarquinho é elogiada por vereadores

por Imprensa publicado 30/08/2013 13h59, última modificação 19/05/2016 07h43
Evento contou com a presença de várias lideranças políticas. Para o presidente Edony Kluber (PSD), esta ação é de extrema importância, pois há a possibilidade de ouvir as demandas da população, de forma direta, e trabalhá-las da melhor maneira possível

Os moradores do bairro Xarquinho foram os primeiros a receber a Agenda Cidadã, espaço criado pela atual administração municipal para aproximar o poder público da sociedade guarapuavana, através de audiências descentralizadas. A ação, realizada na noite da última quinta-feira (29), no Espaço Cidadão do bairro, foi prestigiada pelos secretários municipais, servidores, representantes de associações e entidades da sociedade civil organizada. O presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), e os vereadores Valdomiro “Jabur” Batista (PRB), Nerci Guiné (PHS), Mario Scheidt (PHS) e Ademir Fabiane (PSD) também participaram do evento.

O prefeito Cesar Silvestri Filho mediou à audiência. “A presença de vocês aqui é uma manifestação clara e objetiva de que o Xarquinho quer, junto com a prefeitura, verificar as demandas, planejar as ações e acompanhar a execução. Estamos aqui para estabelecer o diálogo permanente com a comunidade”, afirma.

O presidente da Câmara, vereador Edony Kluber (PSD), também participou do evento e acredita que essa ação descentralizadora é de extrema importância para os rumos do município. “Tal iniciativa da Ouvidoria Municipal possibilita que a população encaminhe as demandas de uma forma objetiva e direta. Deste modo, os responsáveis pelo Poder Público podem trabalhá-las e aplicá-las da melhor forma possível. Esta é uma ação inédita no município e a Câmara é parceira”, ressaltou Kluber. “A Casa de Leis também atua sob estes princípios. Descentralização e transparência, através da audiência pública e grupo de estudo sobre o transporte coletivo urbano; disponibilização dos dados dos servidores no Portal da Transparência, atendimento diário a comunidade, protocolo de vários Requerimentos solicitando obras ao município, entre tantas outras”.

Participação popular

Os moradores participaram da audiência através de perguntas durante o evento ou entregues à equipe da Ouvidoria Geral do Município, que coordena a Agenda Cidadã, com apoio das demais secretarias. Todas as indagações foram respondidas, de forma clara, aos presentes.

Nesta sexta-feira (30), equipes da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e da secretaria de Obras estão no Xarquinho promovendo um mutirão de limpeza e conservação, o oitavo da atual administração.  Varrição das ruas, lavagem das calçadas e pontos de ônibus, desobstrução de galerias pluviais, roçada, além de manutenção da sinalização horizontal e vertical, são algumas das ações previstas. O prefeito Cesar Filho está acompanhando o trabalho das equipes durante a manhã.

Com informações Assessoria PMG