Atendendo solicitação da população, Poder Legislativo requer alterações na Rua Barão do Rio Branco

por Imprensa publicado 24/03/2023 16h55, última modificação 24/03/2023 18h02
Vereadores discutiram o Requerimento 40/2023, na sessão de terça-feira, 21/03

Quem passa pela região do Batel, próximo ao Parque do Lago e o trilho do trem, em horários de pico sabe como o trânsito é complicado. Pensando em facilitar a vida da população que trafega pelo local e viabilizar o desenvolvimento da cidade, o Poder Legislativo discutiu na sessão desta terça-feira, 21/03, alternativas para o problema.

De autoria do vereador Profº Saulo (Republicanos), o Requerimento 40/2023, foi discutido e aprovado. O objetivo do documento é solicitar a elaboração de estudos para a abertura da Rua Barão do Rio Branco ou outra possibilidade.

O pedido deve ser feito à Secretaria de Planejamento e Urbanismo e à Secretaria de Trânsito. A ideia é que esses levantamentos também contem com um orçamento prévio das possíveis obras.

Problema com a Rua Barão do Rio Branco.

O autor do Requerimento explicou que o principal problema se dava por um gargalo, originado pelo final da Rua Barão do Rio Branco, que acaba ao encontrar com a linha férrea. Por conta disso, a Rua Guaíra acaba recebendo o fluxo de veículos provenientes da Barão do Rio Branco.

“Nós precisamos de mobilidade, precisamos resolver o problema. O objetivo deste requerimento é trazer discussão. Eu sugiro inclusive trazer todos os vereadores para esse debate”, ponderou Profº Saulo.

Os estudos a respeito da obra são necessários, já que pelo fato de haver a linha férrea no local, algumas normas precisam ser atendidas. Não é possível, por exemplo, que existam duas passagens diretas sobre a linha de trem com menos de 1500 metros de distância uma da outra.

Alternativas

Uma das possibilidades de projeto apresentadas no plenário envolve abertura da Rua Barão do Rio Branco.

Proposta de alteração.jpeg

O vereador Marcio Carneiro aproveitou a discussão para lembrar que a busca por soluções para esse problemas já se estendem, pelo menos, desde 2014. Ele recordou que em muitas situações, os entraves acontecem por conta da concessionária que administra a Linha Férrea. “Precisamos trazer esse pessoal para a discussão, porque não podemos deixar a cidade parar de crescer”, refletiu.

Joel Barbosa (Solidariedade) acrescentou à conversa sugerindo uma proposta de longo prazo. “Podemos começar um debate para que essa linha seja tirada do centro de nossa cidade. São essas questões que o Legislativo precisa trazer,” completou.

Quem também manifestou apoio a iniciativa e insistiu que mais ações de longo prazo sejam tomadas a respeito desse problema foi o vereador Elcio Melhem (Podemos). Para ele, as ações precisam ser tomadas em conjunto com os demais poderes. “Se você não tiver apoio dos demais órgãos públicos, você vai lutar e morrer na praia. Esse requerimento pode ser transformado em Projeto de Lei, que terá meu apoio”, concluiu.