Aprovado Projeto de Lei Orçamentária 2016

por Imprensa publicado 09/12/2015 15h36, última modificação 19/05/2016 07h43

O PROJETO DE LEI Nº 055/2015, que estima a receita e fixa a despesa do município de Guarapuava para o Exercício Financeiro do ano de 2016, foi aprovado em primeira e segunda sessão de votação, sem emendas. No primeiro turno, no dia  31 de novembro, a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada por 16 votos favoráveis, quatro contrários, e uma abstenção, e na noite de ontem, 07 de dezembro, 15 vereadores foram favoráveis e  seis contrários.

Na segunda e definitiva votação manifestaram-se favoravelmente pela aprovação os vereadores Ademir Fabiane (PSD), Celso Lara da Costa (PPS), Elias Rodovanski (SOLIDARIEDADE), Eurípio Rauen Neto (PPS), Germano Toledo Alves (PR), Elcio José Melhem (PP), Gilson Moreira da Silva (PSD), João Carlos Gonçalves (PROS), Airson Horst (PPS), José Valdir Kukelcik (PPS), Márcio Carneiro do Nascimento (PPS), Mário Fernando Scheidt (PHS), Nerci Aparecida Guiné (PHS), Valdemar Calixtro dos Santos (PSB) e Valdomiro Batista (PRB). Votaram contrariamente os vereadores Cosme Mariante Stimer (PP), Cleto Tamanini (PTC), Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB), Milton de Lacerda Roseira Júnior (PSDB), Antônio Geraldo Pacheco Barbosa (PT) e Rodrigo Sereno Crema (PMDB).

Na primeira sessão o resultado da votação foi de 16 favoráveis: vereadores Ademir Fabiane, Celso Lara da Costa, Elias Rodovanski, Eurípio Rauen Neto, Germano Toledo Alves, Elcio José Melhem, Gilson Moreira da Silva, João Carlos Gonçalves, Airson Horst, José Valdir Kukelcik, Márcio Carneiro do Nascimento, Mário Fernando Scheidt, Nerci Aparecida Guiné, Valdemar Calixtro dos Santos, Valdomiro Batista, e Rodrigo Crema. Quatro foram contrários, sendo os vereadores Cosme Mariante Stimer, Cleto Tamanini , Maria José Mandu Ribeiro Ribas , Milton de Lacerda Roseira Júnior,  e uma abstenção do  vereador Antônio Geraldo Pacheco Barbosa.

Com a aprovação, a estimativa do orçamento para 2016 fica em R$ 294.558.697,61. Na Administração Direta, o maior montante (R$ 89.128.692,77) será investido na Secretaria de Educação e Cultura, seguido pela de Saúde (R$ 74.139.000,00), Viação, Obras e Serviços Urbanos (R$ 37.611.484,08), e Administração (R$ 16.341.523,70). O poder legislativo contará com um um orçamento de R$ 13.000.00,00.

A órgãos da Administração Indireta (Fundação Proteger, Fundo Municipal de Trânsito, Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, Fundo da Infância e Adolescência e Instituto de Previdência serão distribuidos R$ 19.276.711,00.