Aprovada Moção de Congratulações à atleta Rafaela Dal Maz

por Imprensa publicado 25/08/2021 15h32, última modificação 25/08/2021 15h32
“Em reconhecimento à incrível trajetória e representatividade feminina da atleta guarapuavana, que enaltece o futebol feminino e a luta das mulheres no mundo dos esportes"

Os Vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 24 de agosto, o Requerimento que concede Moção de Aplausos e Congratulações à atleta de futebol e futsal Rafaela Dal Maz, também conhecida como Rafa Pato ou Patinha.

A homenagem se justifica pela trajetória multicampeã da atleta, conforme consta na proposição de autoria das Vereadoras Professora Terezinha, Cris Wainer, Bruna Spitzner e Professora Bia. “Em reconhecimento à incrível trajetória e representatividade feminina da atleta guarapuavana, que enaltece o futebol feminino e a luta das mulheres no mundo dos esportes, e por divulgar o nome de Guarapuava”.

Trajetória

Rafaela Dal Mas é natural de Guarapuava, nascida em 31 de janeiro de 1991, filha do ex-jogador de futebol Dirceu Antônio Dal Maz e de Célia Maria Dal Maz. Cresceu disputando campeonatos municipais de futebol de campo e de salão e conquistando títulos em Guarapuava.

Patinha joga futebol profissionalmente desde os 15 anos e representou Guarapuava nos Jogos da Juventude e Jogos Abertos, por exemplo. Em 2006, foi convidada para jogar o Paranaense Sub-15 pelo COXA (Coritiba Foot Ball Club) e foi emprestada para o campeonato, oportunidade na qual teve seu primeiro título estadual como campeã paranaense Sub-15 e foi artilheira.

Aos 17 anos, recebeu proposta para jogar futsal por Londrina, onde representou a UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) no Sub-17 e no adulto. Em 2009, mudou-se para o Estado de São Paulo, onde ficou por 2 anos e jogou pela equipe de Araraquara, fase de muitos aprendizados e conquistas de títulos importantes. Participou de uma seletiva para jogar pela Seleção Brasileira Sub-17 de Futebol de Campo Feminino e foi convocada para representar o Brasil no Mundial da Nova Zelândia, em 2007.

Em 2010, Patinha participou de treinamentos na Granja Comary 3 até sair a convocação oficial do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol de Campo Feminino, que iria ocorrer na Colômbia. A convocação saiu e Patinha era a única atleta paranaense. Saíram vitoriosas, a Seleção Brasileira conquistou o Campeonato Sul-Americano com uma rodada de antecipação, goleando a Colômbia por 5 a 0.

No mesmo ano, foi convocada para participar do Mundial Sub-20 de Futebol de Campo na Alemanha. Em 2011, recebeu uma proposta para jogar futebol de campo na Liga Suíça pela Equipe de Zuchwil 05 (FFC Zuchwil 05). Com apoio da família, mudou-se para o outro país aos 20 anos, participou de boas partidas, campeonatos, mas teve uma lesão do ligamento cruzado anterior e teve que operar o joelho. Jogou por 6 meses no Zuchwil 05.

Em 2012, já recuperada, foi convidada para jogar futsal no Campeonato Paulista Adulto representando Pindamonhangaba/SP. Antes de completar 1 ano no time, recebeu convite para jogar na Rússia. Lá, jogou futsal por 3 anos pela equipe do MFK Tyumen e foi Vice-Campeã Russa em um ano.

Em 2015, Patinha voltou ao Brasil e foi convidada a jogar futsal pelo Instituto Buzzo Sport de São José dos Campos/SP, período em que o time ganhou quase tudo o que disputou: Jogos Regionais, Jogos Abertos e Campeonato Paulista.

Em 2016, Patinha recebeu proposta para jogar futsal em Portugal pelo Sport Lisboa e Benfica, por 3 meses. É a primeira brasileira campeã portuguesa pelo Benfica.

Em 2018, mudou-se para a Itália onde jogou futsal entre 2018 e 2019, foi Campeã Italiana pela ASC Futsal Salinis e ganhou o Troféu de Melhor Jogadora do playoff.

Entre 2020 e 2021, Patinha passou a jogar futsal pelo Citta Di Falconara, na Itália, onde foi premiada como melhor pivô. Foram Campeãs da Copa Itália.

Ao todo, Rafaela Dal Maz já participou de aproximadamente 45 campeonatos de futsal e 10 campeonatos de futebol de campo, passando por 13 clubes de futsal e 6 de futebol.