Antecipando o Dezembro Laranja, Poder Legislativo tem fala sobre câncer de pele

por Imprensa publicado 21/11/2023 20h52, última modificação 21/11/2023 20h52
Sessão Plenária desta terça-feira, 21/11, contou com uma apresentação da dermatologista Iara Rodrigues Vieira. Campanha de triagem do câncer de pele também foi abordada
Antecipando o Dezembro Laranja, Poder Legislativo tem fala sobre câncer de pele

Foto: Anderson Sant'Ana / Diretoria de Comunicação

Um tema que vem sendo motivo de atenção da sociedade médica e de autoridades em todo o mundo é o Câncer de Pele. Tipo mais comum da doença, esse é um potencial problema de saúde pública e a principal arma para combatê-lo é a conscientização. Esse é o motivo que impulsiona anualmente a campanha Dezembro Laranja, idealizada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Aproveitando a proximidade com o verão e o início da campanha, o Poder Legislativo de Guarapuava recebeu a médica dermatologista Iara Rodrigues Vieira, que expôs sobre esse tema na Sessão Plenária de terça-feira, 21/11. A primeira parte da fala se debruçou sobre a radiação solar.  “São os raios que envelhecem, mancham e causam o câncer de pele. Nós dermatologistas, não somos contra o sol, mas é preciso se cuidar”, recomendou.

A especialista também comentou sobre as intercorrências da exposição desprotegida ao sol. Além de mencionar quais os fatores de risco para surgimento do Câncer de Pele, exibindo potenciais lesões que podem culminar em uma evolução indesejada para a doença. Outro ponto interessante foi a evolução dos números da doença. A explicação de Dra. Iara pode ser acompanhada no vídeo da Sessão no YouTube.


Campanha de triagem do câncer de pele


Para combater esse problema, desde o final da década de 80 a SBD realiza mutirões para triagem da doença. Sempre com apoio de profissionais atuando voluntariamente, o intuito é encontrar casos positivos e dar encaminhamento para eles. Em Guarapuava, as ações iniciaram em 92 e tiveram ações até 2014. Nesse período, centenas de pessoas tiveram seu diagnóstico confirmado.

Os esforços para o rastreamento do Câncer de Pele voltam agora em 2023. “Agora, em contato com a diretora do  Ambulatório Médico de Especialidade (AME), a enfermeira Maria José, nós tivemos a oportunidade de fazer a campanha e ter essa retaguarda com dermatologista, depois, atendendo e podendo fazer o tratamento.

A campanha de triagem para câncer de pele será realizada no AME. Os atendimentos serão no sábado, 02/12, das 09:00 às 15:00. Nesse dia, os pacientes serão categorizados como positivos ou negativos, sendo que os casos positivos receberão encaminhamento prioritário para o Câncer Center através do Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS). A ação terá a participação de seis médicos dermatologistas voluntários. O processo de triagem contará também com a colaboração dos funcionários do AME, totalizando 33 pessoas envolvidas no evento.


Conscientização e prevenção 


Os vereadores Wilson Anciuti (União Brasil), Marcio Carneiro (Cidadania) e Rodrigo Crema (União Brasil), e as vereadoras Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT) contribuíram para a discussão expondo dúvidas e sugestões para a campanha. 

A diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Região (CIS5ªRS) responsável pelo AME, Maria José Mandu Ribas reforçou que o principal objetivo dos esforços a serem realizados é a prevenção e o diagnóstico precoce. Ela agradeceu o espaço cedido pelo Poder Legislativo. “É muito importante falar sobre câncer na Câmara de Vereadores que mais discutiu o tema no Brasil. Principalmente na legislatura passada, e com certeza continua sendo debatido aqui, quando a Câmara de Vereadores contribui para que tivéssemos hoje o maior complexo hospitalar de oncologia no sul do país”, lembrou ela, que também é ex-vereadora.

O Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava agradeceu a disponibilidade da Dra. Iara pela apresentação. “Essa é uma importante campanha de prevenção, esse é um tema de muito interesse para nossos cidadãos. E nós devemos focar na prevenção de nossa população”, comentou Pedro Moraes. “Essa Casa sempre estará aberta para iniciativa que venha contribuir com a saúde dos guarapuavanos e, com toda a certeza, terá nosso apoio”, completou.

error while rendering plone.comments